Cotidiano

Concessionária desiste de construir Linhão e pede indenização milionária

Transnorte Energia, formada pela Eletrobras e a empresa Alupar, solicitou a desistência da construção do Linhão de Tucuruí e R$ 534 milhões de indenização

A crise energética em Roraima está longe de ter um fim. A concessionária Transnorte Energia (TNE), formada pela Eletronorte e a empresa Alupar, informou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que irá devolver a concessão para a construção do Linhão de Tucuruí, entre Manaus (AM) e Boa Vista, que iria interligar o Estado ao Sistema Integrado Nacional (SIN).

O pedido de rescisão havia sido entregue pela empresa ainda no final do ano passado e foi novamente reforçado agora. À época, a concessionária justificou as pendências que envolvem o atraso na emissão das licenças necessárias e carta de anuência dos Waimiri-Atroari.

Além de desistir da conclusão da obra, a concessionária deve pedir ao Governo Federal uma indenização de R$ 534 milhões. O valor foi baseado em um estudo financeiro realizado pela Fundação Getúlio Vargas, que estimou os gastos da companhia desde 2011, época em que a obra empresa ganhou o direito de concessão.

Matéria completa na edição impressa da Folha de Boa Vista desta segunda-feira, 12.