Cotidiano

Comércio no Dia dos Pais não alcança expectativa de vendas

Lojistas garantem que muitas pessoas deixaram para comprar na última hora, mas que data não é muito lucrativa

Entre os comerciantes, a data não é muito animadora por não atrair tantos clientes como nas outras datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal. Mas durante a celebração do Dia dos Pais, comemorada ontem, 12, lojistas procuraram encontrar meios para atrair consumidores e mudar o cenário econômico que começa a sair da crise.

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) analisou que cerca de 60% dos brasileiros deveriam ir às compras, um aumento de 6% em relação ao ano passado, o que movimentaria um total de R$ 13,9 milhões nos setores de comércio e serviço. A pesquisa indicou também que os consumidores deveriam gastar em torno de R$ 150 para presentear os pais, que seria a mesma quantia gasta em 2017.

Em Roraima, o comércio local ficou dividido em relação aos resultados das vendas do Dia dos Pais. Uma parte afirmou que não alcançou a meta esperada para o período e que a movimentação nas lojas foi inferior ao ano passado. Já outra parte disse que muitas pessoas deixaram para realizar compras de última hora, o que influenciou nos resultados, mas que sentiram mais ânimo nas vendas em relação ao ano anterior.

Durante o domingo, shoppings da cidade estavam sem grande público dentro das lojas e com mais agitação em restaurantes. Em uma loja de cosméticos, a gerente Rosiely Meireles, garantiu que somente no sábado, teve um lucro de R$ 5 mil a mais neste ano em comparação com 2017. “Não é muito movimento, geralmente fica bem fraco, no entanto, a gente conseguiu ver melhorias neste ano”, disse.

Já em uma loja de departamentos, a supervisora Bruna Oliveira afirmou que o dinheiro gasto por pessoa chegou entre R$ 80 a 100 e que até escalas diferenciadas foram feitas para atender toda a clientela.

Nas lojas de equipamentos eletrônicos, celulares foram as principais escolhas na hora de presentear o pai. Mas mesmo assim, não teve um rendimento como esperado. “O ano passado foi melhor. Hoje tá bem fraco. Fazemos nossa meta por mês, mas já vemos que no ano passado teve bastante diferença”, garantiu a gerente Neila Sá.

Para alguns pais, além de ganharem presentes, foi um dia de comemorar em família e aproveitar espaços de brinquedos. Segundo o policial militar Fábio Silva, pai de três filhos, a data é um momento de sair de casa e fazer uma programação diferenciada com a família.

DADOS – Segundo o diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista (CDL), Fabiano de Cristo, o Dia dos Pais representa apenas a quarta data que mais rende lucros para o comércio, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, e por isso não existe tanta expectativa em cima do dia. No entanto, ele garantiu que a CDL está monitorando junto aos lojistas para obter os resultados finais, que devem estar disponíveis somente no final desta semana.

“A gente tá saindo do período de crise. O estrago dessa crise foi muito grande, o comércio vem se recuperando lentamente, então a expectativa nacional de aumento de vendas é relativamente boa por conta disso”, ressaltou.