Cultura

Clube de astronomia em Roraima lança canal no youtube

Não é de hoje que os fenômenos da astronomia chamam a atenção da população. A observação de passagens de cometas, eclipses e outros acontecimentos é uma prática comum. Pensando nisso que Abreu Mubarac teve a idéia de criar um canal no youtube do clube de
astronomia de Roraima, para dar dicas e auxiliar aqueles que tem essa curiosidade.

No primeiro vídeo, o fundador do clube dá dicas para quem quer comprar seu primeiro binóculo de observação.

“Depois de já estar familiarizado com as principais constelações e objetos do céu noturno, é hora de pensar em adquirir o primeiro instrumento de observação astronômica. Muitos astrônomos amadores recomendam que se comece pelo binóculo” disse.

Apaixonado pelo universo e seus mistérios, desde criança, Abreu tinha o costume de olhar para o céu para presenciar o trânsito dos planetas.
“Não lembro exatamente quando foi, mas lá pelos meus 10 anos eu comecei a me interessar muito por ciência. Comecei a ler livros sobre anatomia humana, sobre a geologia da terra e sobre o universo. Li todas as revistas Superinteressante que tinha na biblioteca da escola. Lembro que fiz uma redação na escola, onde o tema era livre,intitulada “A morte do Sol” (daqui a bilhões de anos nossa estrela entrará em colapso)” relembra.

Após comprar seu primeiro telescópio entrou em contato com um amigo pararealizar as observações em praças públicas. “Quando comprei meu
primeiro telescópio, não conhecia ninguém na cidade que gostasse de Astronomia ou que tivesse telescópio. Aí descobri que um amigo também tinha um e começamos a conversar.

Assim surgiu a ideia de criar o Clube de Astronomia para reunir pessoas da cidade e do estado que gostam do assunto” comentou.

Segundo ele, para ser membro basta gostar de Astronomia e Ciência em geral, além de acompanhar as notícias do grupo por meio do facebook. Não é necessário possuir um telescópio já que para se comprar o equipamento é necessário desembolsar cerca de R$600,00 reais.

“No Brasil é meio complicado de comprar esses equipamentos, por que são todos importados. As poucas lojas que tem estão fechando e tem poucos produtos. A alternativa é entrar nos grupos de venda do facebook ou importar. A ideia é realizar vídeos que deem essas primeiras dicas de quem quer conhecer o universo” disse.

Para acompanhar as notícias e reuniões do grupo basta acessar Clube de Astronomia de Roraima no facebook ou no Youtube.