Cotidiano

Clínica investe em equipamento para cirurgia de remoção de grau

Com o equipamento que possui tecnologia a laser, a cirurgia de remoção de grau demora apenas 15 segundos

As pessoas que usam, mas não gostam de óculos agora podem ver-se livres deles. Desde dezembro, uma clínica oftalmológica de Boa Vista, utiliza equipamento com tecnologia de ponta para realização de cirurgia de remoção de grau. 

Na clínica, com tradição no Estado, os oftalmologistas Marcelo Siqueira, Louise Gonçalves e Hiran Gonçalves, adquiriram o Visx Star S4IR. O equipamento é homologado pela Nasa e pode fazer cirurgias precisas para solução de casos de hipermetropia, miopia e astigmatismo.

O oftalmologista Hiran Gonçalves afirmou que atua na área em Roraima desde a década de 1980. Lembrou que no início, antes da utilização de tecnologias, as cirurgias eram feitas com bisturi de diamante.

“Utilizávamos uma técnica chamada ceratotomia radial. Um grande amigo fazia uso desta técnica em outros estados do país e me ensinou e passei a fazer aqui. Usamos esta técnica por muito tempo, até o surgimento das primeiras tecnologias”, relatou.

Em 2001, começaram a surgir tecnologias a laser para reparo em defeitos da visão. “Naquele ano trouxemos o primeiro aparelho para fazer esse tipo de cirurgia em Roraima. Não era o mais moderno, mas permitia resultados mais precisos que as técnicas anteriores”, comentou.

A oftalmologista Louise Gonçalves, afirmou que a decisão de comprar o Visx foi tomada após o relato de um colega de profissão que atua na cidade de Manaus. “Ele disse que valia a pena o investimento e acompanhamos para ver como funcionava. Com este equipamento fazemos cirurgias mais precisas e devido à segurança que ele proporciona podemos fazer até cirurgia simultânea, nos dois olhos do paciente”, detalhou.

Ela informou que antes de ser submetido à cirurgia de remoção de grau, o paciente é examinado para verificar se está apto ao procedimento. “Não são todos que podem fazer esse tipo de cirurgia. Com um mapeamento em mãos verificamos a situação da retina”, disse.

Segundo o oftalmologista Marcelo Siqueira, que também atua na mesma clínica e é sócio na aquisição do aparelho, a cirurgia leva no máximo 15 segundos para ser concluída. “Por exemplo, para tirar três graus de miopia, levamos 12 segundos. Na outra levaríamos uns 40 segundos”, relatou.

Ele lembrou que as pessoas que já passaram por este procedimento estão satisfeitas. Disse que uma de suas pacientes tinha sete graus de miopia e está com a visão com alcance melhor do que quando usava óculos.

O Visx faz dois tipos de cirurgia. Numa, chamada de standard, se faz a topografia do olho, tira medidas prévias necessárias para se fazer o procedimento. “Neste tipo de cirurgia a lapidação da córnea é padrão, ou seja, não é personalizada para aquele olho. Por exemplo, tenho dois pacientes com o mesmo grau, a cirurgia vai ser a mesma para os dois”, explicou.

A outra técnica é a customizada. Para tal, existe um aparelho indispensável a esta técnica, o wavescam. Ele captura o desenho da córnea registrando alterações de alta e pequena ordem.

“Pegamos o mapa que o aparelho nos dá e inserimos por meio de pen-drive no Visx, que faz um procedimento personalizado. Ela lapida cada olho, cada ponto e deixa a córnea perfeitamente normal”, pontuou.

Hiran Gonçalves ressaltou que existem apenas 43 máquinas do mesmo modelo em todo o país. “Antes de termos aqui em Boa Vista, o lugar mais próximo era Manaus. Agora, a pessoa que deseja fazer esse procedimento não precisa mais sair do Estado, pois o tem no conforto de sua cidade”, observou.