Polícia

Cerca eletrificada impede fuga em massa de 400 detentos

Os presos teriam derrubado o portão da muralha da ala conhecida como ‘Cadeião’ com uma grande coluna de cimento e tentaram fugir da unidade prisional

Mais de 400 presos teriam tentado fugir da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista, na noite de domingo, 03. A fuga em massa, que seria a maior já registrada no sistema prisional de Roraima, só foi evitada por conta de um alambrado com concertinas e das cercas eletrificadas instaladas no presídio.

Agentes penitenciários que estavam na unidade prisional no momento da tentativa de fuga informaram à FolhaWeb que os detentos da ala conhecida como ‘Cadeião’ arrombaram os cadeados das celas  e utilizaram colunas de concreto e barras de ferro para derrubar o portão. Assim que conseguiram, partiram em direção a área externa da Penitenciária.

A Polícia Militar ainda tentou evitar a fuga efetuando tiros de borracha, porém não foi suficiente pela audácia dos criminosos . Após conseguir derrubar o portão, vários deles tentaram sem sucesso pular o alambrado que estava eletrificado e tiveram que desistir da fuga.                    

Enquanto uns derrubavam o portão, outros apedrejavam os policiais que estavam nas guaritas.

“Poderia ter sido a maior fuga da história do Brasil. Pegaram a coluna, arrombaram o portão e partiram em direção a parte externa, mas quando chegaram na cerca eletrificada não conseguiram fugir. Teve tiro para reprimir, bomba de efeito moral, mas ninguém conseguiu escapar”, disse um agente penitenciário.  

MORADORES – Moradores do conjunto Pedra Pintada, localizado ao lado da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo afirmaram para a reportagem da Folha que os presos conseguiram fugir, ao contrário do que foi divulgado pela Sejuc. Segundo eles, mais de 50 presos teriam escapado e sido perseguidos pela polícia. Ouça o áudio

 

SEJUC- Em nota, o Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que policiais militares, agentes penitenciários e da Força Nacional de Segurança contiveram a tentativa de fuga na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

“Os detentos quebraram cadeados das celas e tentaram forçar o portão, mas foram contidos pela cerca elétrica e pelos policiais que fazem a guarda no presídio. Ninguém fugiu do local e a segurança foi reforçada”, frisou.