Cotidiano

Cavalos soltos nas ruas de Normandia causam transtornos e risco de acidentes

Prefeitura do município suspendeu serviço de recolhimento dos animais e informou que não há previsão para restabelecimento

Tem sido comum em Normandia, município localizado na região Centro-Leste de Roraima, ver animais soltos em vias públicas, principalmente cavalos, e a presença deles é alvo de constates reclamações de condutores de veículos que temem ocorrências de acidentes, e de moradores.

A denúncia foi feita à FolhaWeb por um morador do município, que preferiu não se identificar. Segundo ele, os donos dos animais abrem a porteira das fazendas, permitindo o acesso dos cavalos à cidade. “Eles caem nas fossas, quebram canos de água, espalham o lixo pelas ruas e causam a maior confusão”, disse.

Além dos transtornos aos moradores, o denunciante afirmou que vários acidentes já foram registrados por conta da situação. “Quando chega a noite eles vêem aos bandos. Uma grande parte dos cavalos são de corrida e pertencem a um criados, mas claro que tem muitos outros vindos de pequenas fazendas”, relatou.

O morador informou que a Prefeitura disponibilizava um servidor para recolher os cavalos das ruas, mas que o serviço foi suspenso. “Teve até um delegado que andou intimando os proprietários de cavalos para que os mesmos retirassem os seus animais das ruas. Funcionou por um tempo, mas depois que o mesmo foi substituído os cavalos voltaram”, lamentou.

PREFEITURA- Por telefone, o prefeito de Normandia, Gute Brasil (PDT), disse que tem conhecimento sobre a denúncia do morador, mas que não há previsão para quando a situação será normalizada.
“A pessoa que fazia o serviço de recolhimento dos animais era contratada de forma temporária. Hoje estamos priorizando serviços de saúde e educação. A medida que tomaremos é restabelecer o serviço, mas temos que ver como faremos. O processo administrativo é longo, com todo um procedimento burocrático para poder atender”, disse.