Cotidiano

Candidatos denunciam que portões foram fechados antes do horári

O grupo de candidatos disse que vai recorrer contra o suposto fechamento antes do horário

Um grupo de 30 candidatos que iria fazer a prova do ensino médio do concurso público da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), relatou que ao chegar na Escola estadual Ana Libória, foi impedido de entrar em razão dos portões terem sido fechados antes do prazo estabelecido no Edital.

Segundo relatou à Folha, a candidata Sílvia Moreira, inscrita para o cargo de sócio-orientador, no Edital estava estabelecido que o fechamento dos portões seria às 7h40, com a previsão de início da aplicação das provas para as 8 horas. Entretanto, não foi o que ocorreu, pois ao chegar às 7h35, os portões já estavam fechados.

“Nosso descontentamento é que não foi respeitado o horário estabelecido no edital 001/2018, onde consta no item 13.13 que o encerramento da entrada de candidatos aos locais de provas para o nível médio era às 7h40 (sete horas e quarenta minutos); e, para o nível superior, às 13h40 (treze horas e quarenta minutos), não sendo permitido o ingresso após esse horário. Portanto, consideramos abusivo os portões serem fechados 5 minutos antes do que previa o edital”, contestou.

Segundo Silvia, em outros locais ocorreu o mesmo problema, a exemplo da Escola Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de Setembro. Segundo ela, o grupo de candidatos insatisfeitos vai protocolar, nesta segunda-feira, 16, uma reclamação junto ao Ministério Público Estadual (MPRR) para que não seja prejudicado com o que classifica como “intolerância” ao que estava expresso de forma clara no edital.

“Vamos buscar nossos direitos. Pagamos nossa inscrição, nos preparamos durante esses meses que antecederam o concurso, e de forma alguma podemos ser prejudicados”, afirmou.

OUTRO LADO – A CPCV (Comissão Permanente de Concurso e Vestibular) da Uerr informa que todos os portões das escolas onde foram aplicadas as provas do concurso da Setrabes, na manhã deste domingo (15), foram fechados exatamente às 7h40, como determina o Edital do certame. Todos os relógios dos coordenadores foram sincronizados com a CPCV para não haver discrepância nos horários estabelecidos.

O edital do concurso da Setrabes diz, no item 13.8: “O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, momento em que os portões serão abertos, (…)”.

E no item 13.13 diz: “O horário de encerramento da entrada de candidatos aos locais de provas será, para o nível médio, às 07h40 (sete horas e quarenta minutos); e, para o nível superior, às 13h40 (treze horas e quarenta minutos), não sendo permitido o ingresso após esse horário”.

A CPCV informa ainda que foram inscritos 7.759 candidatos de nível médio e que 1.483 não compareceram aos locais de prova, realizada em 18 locais.

No período da tarde, as provas para os 753 candidatos de nível superior foram aplicadas apenas na Uerr e Escola Gonçalves Dias.

 

1.483 candidatos
faltaram as provas

As provas para os 7.759 candidatos inscritos para os cargos de nível médio do concurso da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realizadas na manhã de domingo (15), tiveram 1.483 faltosos. Estavam sendo disputadas 45 vagas para agente sócio-geriátrico e 20 para agente sócio-orientador.

Os cargos de nível superior registraram 120 faltosos de um total de 753 inscritos, para os cargos de administrador, contador e sociólogo.
À tarde, na Uerr e na Escola Gonçalves Dias, foram aplicadas as provas para os 753 candidatos de nível superior que disputaram três vagas para Administrador, três para Contador e duas para Sociólogo.

A CPCV (Comissão Permanente de Concurso e Vestibular) da Uerr reforçou que para evitar discrepância no horário de fechamento de portões e início das provas, todos os relógios dos coordenadores dos 18 locais foram sincronizados com a CPCV.

“Para os candidatos de nível superior os portões foram fechados, às 13h40, não sendo permitido o ingresso após esse horário, como determina o edital. Mas o candidato deveria chegar ao local de sua prova com antecedência mínima de uma hora, também estabelecido no edital”, detalhou a nota.