Cotidiano

Candidatos chegam atrasados e perdem prova do Enem em RR; veja galeria

Confusão com horário de verão, falta de documentos pessoais e de transporte foram alguns dos motivos alegados pelos atrasados este ano

Neste domingo, 05, candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegaram atrasados e encontraram os portões fechados na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ao menos seis candidatos perderam a hora e ficaram de fora.

“Cheguei no horário, mas não achei o bloco que iria fazer a prova. Fui para o bloco errado e não consegui chegar a tempo no certo. Seria a segunda vez que faria a prova”, disse o estudante José Gomes, de 21 anos.

Atrasada pela segunda vez

Para alguns candidatos, o raio caiu pela segunda vez no mesmo lugar. Foi o caso da estudante Jordânia Oliveira, que perdeu a prova do Enem pelo segundo ano consecutivo pelo mesmo motivo: atraso.

Ela contou que mora na área de interesse social Pedra Pintada, na zona Rural de Boa Vista, e não conseguiu chegar a tempo do exame. “Como é domingo, os ônibus só passam lá no bairro depois das 11h. Ainda cheguei a pegar carona, mas não deu”, lamentou.

Os esquecidos também figuram entre os atrasados da prova do Enem. O candidato Gerdan Ferreira, de 19 anos, faria o exame pela quinta vez, mas esqueceu a carteira de identidade em casa. “Eu até cheguei uma hora mais cedo, só que quando fui entrar para fazer a prova lembrei que tinha deixado a identidade que havia separado em cima da cama”, relatou.

Confusão com horário de verão

O horário de verão também complicou a vida dos candidados. Larrisa Buckler, de 18 anos, chegou 4 minutos atrasada. Para ela, foi uma surpresa, porque acreditava que os portões iriam fechar apenas às 12h.

“O horário de verão confundiu. Ano passado os portões fecharam às 12h”, disse.

Em Roraima, o exame começa mais cedo do que no Sul do país por conta do horário de verão: os portões dos locais de prova no Estado fecharam às 11h, com o começo do exame previsto para 11h30. Mais de 20 mil candidatos se inscreveram no Estado.

Perfil dos candidatos

Em Roraima, foram 372 participantes com menos de 16 anos de idade, 1.075 participantes com 16 anos completados, 2.804 com 17 anos, 2.792 com 18 anos, 2.049 com 19 anos, 1.605 com 20 anos, 6.635 entre 21 e 30 anos, 2.895 entre 31 a 59 anos e 20 inscritos com idade maior ou igual a 60 anos. Do total de participantes de Roraima, 59,7% são mulheres e 40,3% são homens.

Publicidade