Cotidiano

Bueiro se rompe, comunidades indígenas ficam ilhadas

Ônibus seguia para a região da Água Fria

Mais um bueiro se rompeu na RR-171, localizado no Uiramutã (RR), interditando o acesso entre a sede do município e a região da Água Fria, que abrange várias comunidades indígenas.

O ônibus que havia saído de Boa Vista com destino a Uiramutã e seguia para a região da Água Fria ficou prestes a cair. Por prudência, o motorista antes de passar pediu aos 15 passageiros que descessem.

O prefeito Manuel Araújo Dedel (PP) informou que foi necessário fazer o baldeamento dos passageiros. Uma equipe está tentando resgatar o ônibus. “Rompeu tudo agora e não temos acesso para a região da Água Fria, essas pessoas não têm como voltar para suas casas. A gente vai tentar tirar o ônibus e fazer uma ponte móvel de madeira”, disse Dedel.

O bueiro que rompeu está a cerca de 20 km da Água Fria e a 37 km da sede do Uiramutã. “Vamos levar os maquinários, a patrol, retroescavadeira e a caçamba para tirar o ônibus e arrumar uma solução para o local”, complementou.

RISCO – Neste sábado pela manhã as chuvas não deram trégua. Na região do Mutum o acesso só é possível por meio de helicóptero porque não existem mais estrada e três bueiros se romperam. “Nem avião pode mais pousar no Mutum, somente helicópetero”, reforçou

O nível dos rios Maú e Uailan subiu muito nos últimos dias e as áreas que haviam sido alagadas no início do mês de maio, aos poucos, estão sendo invadidas pelas águas.

“Ainda não temos famílias desalojadas porque depois que elas voltaram para casa, construíram a comunidade no alto da serra. Se tivessem voltado para o mesmo lugar que moravam, já estariam desalojadas. Nas fotografias aéreas é possível ter noção da situação vivida pela população do Uiramutã.