Cotidiano

Bombeira de Minas Gerais é a primeira mulher coronel no Brasil

Corpo de Bombeiros de Minas informou que a roraimense seria a única coronel em todo o País

Após a FolhaWeb noticiar, na manhã de ontem, 23, que a roraimense Vanísia de Sousa, de 36 anos, seria a única coronel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em todo o País, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que a corporação já possui, há quatro anos, uma mulher com a mesma patente que a roraimense.

“Gostaríamos de informar que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais já possui uma Coronel há 4 anos. A Coronel BM Érika Ladeira foi promovida em 25 de dezembro de 2013”, informou .

GOVERNO- Em nota, o Governo de Roraima esclareceu que existem quadros diferenciados nas corporações militares. No caso do Corpo de Bombeiros de Roraima, são definidos como combatentes, administrativos e da área de saúde.

“O combatente é um dos quadros especiais, uma vez que o integrante foi aprovado em concurso para oficial e passou por academia, que dura em média três anos e vai formar o oficial”, explicou.

Nesse caso, conforme o Governo, o bombeiro militar inicia a carreira no aspirantado e só depois é promovido ao primeiro posto – durante a academia – e finaliza no posto maior, que é coronel (combatente). Ao combatente é permitido o comando de Batalhões, Companhias e até mesmo o Comando Geral da Corporação.

“No caso da Coronel BM Érika Ladeira, promovida ao posto de coronel em 25 de dezembro de 2013, ela ingressou nas fileiras da Corporação por meio do quadro de saúde, aprovada em concurso para oficiais médicos e não combatente. Não passou por academia de formação de oficiais – somente por uma habilitação para o oficialato médico, que dura em média seis meses a um ano dependendo do Estado, diferente da formação de combatente que se estende a até três anos ou mais”, informou.

Outro diferencial é que o oficial não combatente não pode comandar a Corporação, e, no quadro, apenas presta assessoria na área de saúde, bem como atua como médico dá Corporação. “Dessa forma, a Coronel BM Vanísia de Sousa, promovida em cerimônia militar no dia 22 de março deste ano, é a única coronel Combatente do Corpo de Bombeiros no Brasil”, afirmou.