Esporte

Aquática Marinho prioriza condicionamento físico dos nadadores na volta aos treinos

Os nadadores da Associação Aquática Marinho/ASSOPBM já começaram as atividades deste ano com um trabalho de base dando prioridade ao condicionamento físico na academia. Segundo a treinadora Teca Marinho, esse tipo de trabalho é natural quando se inicia uma temporada.

“Neste início de temporada a maioria dos atletas estão trabalhando mais fora d’água do que nas piscinas. Na academia é realizado o treino funcional com o preparador físico Moisés Alves, onde todos os atletas da Aquática Marinho recebem o acompanhamento do preparador físico”, disse.

Ela explica que a equipe tem dois meses de preparação para a primeira competição do ano e o trabalho específico na piscina começa a partir de fevereiro, onde cada atleta, das categorias de Mirim à Sênior, vai ter o treino específico para seus estilos.

“Espero que este ano a Aquática Marinho consiga colocar mais nadadores entre os 25 melhores nadadores do Brasil no ranking da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), pois em 2016 tivemos os nadadores Vitória Maria Guimarães,Antônio Uatumã Pires, Flávia Soares Braga Cantanhede e Rhuan Dellon Ferreira”, disse.

Entre as competições que a Aquática vai participar fora do Estado, estão o Campeonato Norte/Nordeste, o Interfederativo e Campeonato Brasileiro.

“Vamos trabalhar com planejamento e levar nossos melhores atletas para representar o Estado no Norte/Nordeste, Interfederativo e no Brasileiro”, disse.

Atualmente a Aquática tem sete nadadores contemplados no programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Boa Vista: Aymê Nobre, Amanda Nobre, Rhuan Dellon Ferreira, Flávia Cantanhede, Greyke Terra, Pedro Xaud e Yasmin Josino de Lima.

“É com esse recurso que podemos planejar disputar as competições deste ano com muitas conquistas”, disse. “Quero agradecer o apoio da diretoria da ASSOPBM, BV Suplementos, Galpão do Moisés e a equipe de Fisioterapia da FUER (Federação Universitária do Estado de Roraima).

CLÍNICA – Teca lembrou que dia 20, 21 e 22 haverá a Clínica do doutor Emerson Ramirez. “Essa Clínica será muito importante para que os nadadores de alto rendimento possam ter essa experiência em busca de conhecimento técnico é motivacional”, disse.

ESCOLINHA – A Aquática Marinho conta também com a Escolinha de Natação para iniciação a modalidade, aprendizado e aperfeiçoamento com a professora Kamyla Brasil.

“Se algum nadador quiser fazer parte da equipe da Aquática Marinho pode nos procurar na sede da ASSOPBM, que fica na Avenida Ene Garcez, próximo ao Cine Super K com aulas de 2ª a 6ª das 16 às 20 horas”.