Cotidiano

Ação que leva atendimentos médicos ao interior já passou por quatro municípios

A expectativa é oferecer mais 2 mil atendimentos por mês nestas especialidades, paralelamente à Caravana do Povo

Para oferecer ainda mais atendimentos médicos no Interior e diminuir a demanda nas unidades de saúde da capital, o Governo do Estado passou a levar médicos especialistas nas áreas de oftalmologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia para os municípios. A ação já beneficiou os municípios Normandia, Bonfim, São João da Baliza e Caroebe e passa agora pelo município de São Luiz. Ao longo dessa semana serão percorridos outros cinco municípios nesta rodada. A ação será realizada permanentemente durante todo o ano.

São ofertadas 60 vagas por especialidade e além das consultas, cada médico especialista conta com exames e serviços complementares como a ótica na área de oftalmologia, ultrassonografia para a área de ginecologia e eletrocardiograma para a cardiologia. Ou seja, em apenas um dia, a pessoa atendida já faz a consulta e exame para auxiliar no diagnóstico.

A expectativa é oferecer mais 2 mil atendimentos por mês nestas especialidades, paralelamente à Caravana do Povo, para diminuir ainda mais a demanda nas unidades da Capital. “Essas especialidades foram escolhidas devido à grande quantidade de pessoas que procuram por esses atendimentos no Coronel Mota e na maternidade. Para poder diminuir essa demanda e promover facilidade para a população, optamos por levar esses atendimentos até os municípios” disse o secretário estadual de Saúde, César Penna.

Quanto aos demais municípios, Penna explicou que a população não precisa se preocupar, pois todos receberão esses atendimentos que ocorrerão durante todo o ano. “Esses atendimentos acontecerão ao longo do ano e os municípios que não receberem a ação agora não precisam se preocupar, pois a Sesau já elaborou um cronograma para que nenhum município fique sem ser atendido”, explicou. Os atendimentos serão realizados com agendamento prévio, então aqueles que precisarem devem se dirigir a unidade de saúde do seu município e solicitar agendamento.

 

Próximos municípios a serem visitados

 

23/03 – Pacaraima (manhã) e Amajari (tarde)

24/03 – Caracaraí (manhã) e Iracema (tarde)

25/03 – Mucajaí (manhã)