Cotidiano

Menino de 10 anos passa por cirurgia após ser espancado em escola municipal

Mãe denunciou direção de escola no Conselho Tutelar por não ter sido avisada da agressão

A mãe de um aluno da Escola Municipal Profª Carmem Eugênia Macaggi denunciou a direção da Escola por negligência no Conselho tutelar na tarde dessa quinta-feira (15).

Segundo a mãe, o menino foi agredida por outras crianças no banheiro da escola e levado pelos professores ao Hospital da Criança. A mãe não foi informada do caso.

“Meu filho passou por cirurgia e levou 17 pontos no rosto, três alunos da escola chamaram ele para o banheiro onde deram socos no rosto e na barriga, ele caiu em um pedaço de mármore e machucou ainda mais o rosto. Foi levado para o Hospital e eu não sabia de nada disso, não recebi nenhum telefonema da escola” informou.

Segundo ela, o caso ocorreu por volta das 7h30 da manhã, e só foi avisada por volta das 10h, quando a criança estava sendo levada para a casa ao lado de um professor, um coordenador pedagógico e uma pessoa que se passou por conselheiro tutelar.

“Tiraram o cartão do sus do meu filho sem nenhum familiar presente, entregaram a criança em casa com a prescrição médica e o atestado para ele faltar por três dias. Mas ele está traumatizado, está com medo da escola. Não entraram em contato comigo, por que já tive problemas ao denunciar maus tratos do meu filho na escola” disse.

Segundo ela, o estudante já tinha apanhado de uma professora em sala de aula, e isso causou retaliação por parte da direção da escola. “Meu filho está com febre passando mal, e eu vim denunciar esse tratamento, uma coordenadora me disse que se a escola é ruim, eu que deveria mudar meu filho para estudar em outro local. Só que isso não é certo, eles que devem melhorar a forma que ensinam as crianças. Você leva o seu filho para a escola achando que ele está em segurança, e não está” disse.

O conselho Tutelar informou que a escola faltou com o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde em qualquer situação de violencia envolvendo estudantes, os pais e os responsáveis devem ser avisados.

“Vamos solicitar da escola um relatório informando o que houve e por qual motivo não entraram em contato com a mãe do aluno e averiguar a situação. E o que é mais grave, é que a mãe informou que uma pessoa se passou por conselheiro tutelar, o que é um crime” informou o conselheiro tutelar Franco Rocha.

Outro lado – “A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que entrou em contato com a gestão da escola e foi constatado que tão logo os servidores tomaram conhecimento do ocorrido entraram em contato com a mãe do aluno para informar do incidente, e tendo em vista o ferimento, providenciou atendimento médico levando a criança ao pronto atendimento. Infelizmente não houve sucesso nas ligações à responsável.

O fato ocorreu no ambiente interno do banheiro das crianças, onde o assistente de aluno só adentra em caso de necessidade, ainda assim serão adotadas medidas para que a atenção seja redobrada, para evitar novos incidentes desta natureza. A gestão da unidade esclarece que todas as medidas cabíveis para garantir a integridade física dos alunos são adotadas por meio do acompanhamento dos profissionais da unidade, supervisionando as crianças em suas atividades. Ressaltamos que a escola inseriu todos os procedimentos no relatório do ocorrido”.