Boa Vista Sexta-feira, 18 de abril de 2014
Links e Serviços
Colunas
Serviços
WebMail
 





Compartilhar


    27/01/2014 17h04

Provab abre vagas para enfermeiros e dentistas; inscrições até fevereiro


   

Os municípios que oferecem vagas que finalizaram o processo de adesão: Boa Vista, com vaga para enfermeiro; e Rorainópolis, para cirurgião-dentista.
 

Com a  proposta de valorizar e incentivar os profissionais que atuam na Rede de Saúde da Família, o Ministério da Saúde continua com inscrições abertas para o Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab). O edital de adesão sofreu alterações e passou a incluir também a participação de enfermeiros e dentistas.

De acordo com o novo edital, as inscrições para médicos, que iniciaram no dia 19 de janeiro, podem ser feitas até às 18h (horário de Brasília), do dia 2 de fevereiro, e para enfermeiros e dentistas o prazo que iniciou no último dia 25 vai até às 18h, do dia 9 de fevereiro, também levando em conta o horário de Brasília.

No país serão abertas 1.590 vagas, sendo mil vagas para enfermeiros e 590 para cirurgiões-dentistas. Todos os participantes receberão bolsa, paga integralmente pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 2.976,26.         Em Roraima, apenas dois municípios finalizaram o processo de adesão e oferecem vaga: Boa Vista, para enfermeiro; e Rorainópolis, para cirurgião-dentista.

Entre os critérios usados para selecionar os candidatos, estão aqueles que cursaram a graduação preferencialmente no próprio estado onde pretendem se candidatar, maior média registrada no histórico escolar, menor tempo de formação, ordem de inscrição no Provab. Em último lugar, em caso de mais candidatos do que a quantidade vagas disponíveis, a preferência será para o candidato que tiver a maior idade.

Segundo o Apoiador Interfederativo do Ministério da Saúde em Roraima, Namis Levino da Silva Filho, a previsão é que os profissionais comecem a trabalhar a partir de março. No caso dos enfermeiros, estes vão atuar no Programa Saúde na Escola em capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes. Já os dentistas vão atuar em localidades com população rural e pobreza intermediária ou elevada, dentro do Programa Brasil Sorridente.

O apoiador explicou ainda que esses profissionais  participarão do curso de especialização em Saúde da Família. Nesse período terão de dedicar 32h ao trabalho de atendimento nas unidades de saúde e 8h para as atividades de estudo. “Todo o material didático será repassado aos profissionais, em um Tablet, e as atividades serão acompanhadas por supervisores, com avaliações periódicas, e ao final terá que ser apresentada a defesa de conclusão do curso”, disse.

O desempenho de cada profissional será acompanhado por supervisores de 16 instituições de ensino superior, que atuam junto com o MS, no processo de qualificação  dos profissionais na área de saúde da família. “Essas  ações fazem parte da proposta de reorganização do SUS,  garantindo a permanência dos profissionais, na  rede de atenção básica dos pequenos centros, onde existe a carência destes especialistas, ou seja, aumentar o número de médicos nestas regiões, e garantir o acesso da população aos serviços e com isso mudar o mapa do Brasil, oferecendo atendimento de qualidade à todos independente da classe social ou da região onde vivem”, complementou Levino.

Criado em 2009, o Provab tem qualificado inúmeros profissionais na área de saúde, nos últimos 4 anos. Em 2014, a reestruturação do processo de adesão permitirá ainda a oportunidade de qualificação aos profissionais das áreas de enfermagem e odontologia.

INCENTIVO
Segundo Levino, os médicos que participam da iniciativa atuam por um ano na atenção básica das regiões mais carentes, como o interior e periferias dos grandes centros, além de bolsa federal, recebem pontuação adicional de 10% na prova de residência médica, auxílios moradia e refeição (custeados pelos gestores municipais da localidade aderida).  As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://provab.saude.gov.br.

Fonte: Ascom/Sesau

 

.: Publicidades :.













 
 
Copyrigth © 2008 - Folha de Boa Vista - Todos os Direitos Reservados