Boa Vista Sábado, 26 de julho de 2014
Links e Serviços
Colunas
Serviços
WebMail
 





Compartilhar


    25/01/2014 11h03

Jogos Escolares iniciam em maio


   

A 43ª edição dos Jogos Escolares de Roraima ocorrerá no mês de maio e mobilizará as 377 escolas da rede pública estadual. O Instituto do Desporto de Roraima (IDRR), da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), responsável pela ação adiantou que a primeira etapa, a Regional Sul, será de 13 a 17 de maio.

A Etapa Capital ocorrerá nos dias 29 a 31 de maio e de 6 a 8 de junho. Já a Etapa Norte está prevista para o período que vai de 4 a 8 de julho e a grande Etapa Estadual Final, será realizada de 8 a 14 de agosto. No ano passado, os Jogos Escolares mobilizaram 4.958 alunos-atletas.

Entre as modalidades que serão disputadas estão voleibol, futsal, handebol, atletismo, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, entre outras, nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino.

A competição classificatória para os Jogos Escolares da Juventude já rendeu bons resultados para o Estado. Em 2013, a equipe masculina de basquetebol mirim da Escola São José conquistou medalha de ouro na Etapa Nacional, disputada em Natal (RN) e a escola Maria dos Prazeres Mota ganhou o bronze no voleibol masculino.

Na categoria infantil, a equipe masculina de handebol do Colégio Objetivo conquistou medalha de prata e a equipe feminina do Instituto Batista de Roraima (IBR), trouxe para Roraima a medalha de bronze na competição realizada em Belém (PA) em novembro do ano passado. A ida dos atletas para as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude foi custeada pelo governo do Estado.

“Em 2014 vamos dar destaque aos projetos esportivos. Continuaremos incentivando o esporte na escola para que tenhamos cada vez mais bons resultados nos jogos escolares regionais e nacional este ano”, destacou o secretário Raimundo Nonato Mesquita.

OUTRAS AÇÕES

Além dos Jogos Escolares, o IDRR também promoverá uma série de atividades voltadas ao desporto escolar e comunitário ao longo de 2014. Uma destas ações é o Projeto Lazer e Cidadania que leva atividades esportivas aos bairros da Capital aos finais de semana. O projeto acontecerá o ano todo e iniciará no dia 05 de março.

Entre as atividades estão pintura, recreação, capoeira, futebol, tênis de mesa, dama e voleibol. Para 2014, estão previstas 44 intervenções. No ano passado, foram realizados 16 eventos e 9.110 pessoas atendidas entre crianças, adultos e adolescentes.

Já no mês de setembro, o IDRR organiza a Semana da Pátria, em alusão ao dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. Nesta semana, são realizadas atividade variadas, como o acendimento do fogo simbólico da Pátria, desfile de atletas, além do tradicional desfile cívico-militar na Avenida Ene Garcez com a participação de representantes das escolas e entidades civis.

Também no mês de setembro, está prevista mais uma edição dos Jogos da Amizade, voltado para as comunidades indígenas. No ano passado, o evento aconteceu na comunidade Boqueirão, município de Alto Alegre e contou com 800 participantes de sete escolas.

Ao longo do ano, serão realizas oficinas de modalidades esportivas como atletismo, handebol, futsal, entre outras, para profissionais da área de Educação Física.

Este ano, estão previstas oito oficinas, sendo quatro para a Região Norte do Estado e outras quatro para profissionais que atuam na Região Sul do Estado. As modalidades ainda serão definidas.

 

.: Publicidades :.

















 
 
Copyrigth © 2008 - Folha de Boa Vista - Todos os Direitos Reservados