Boa Vista Sexta-feira, 18 de abril de 2014
Links e Serviços
Colunas
Serviços
WebMail
 





Compartilhar


    08/11/2013 08h54

Prédio da Secretaria de Educação ainda resiste ao tempo


   


Foto:  Charles Bispo

Projeto para reforma do prédio da Seed está sendo elaborado, mas obra será discutida em audiência pública
YANA LIMA
Editoria de Cidade
yana@folhabv.com.br

Em meio à modernidade da Praça do Centro Cívico, o prédio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) é a última edificação da região com suas estruturas originais desde a época da criação de Boa Vista. No entanto, embora não seja tombado como patrimônio histórico, este prédio pode ser um dos fragmentos da história do Estado que corre o risco de ser substituído por uma estrutura totalmente nova.

Devido a problemas estruturais e falta de manutenção que impediam a continuação das atividades no prédio, desde 2011 os trabalhos administrativos da Seed funcionam temporariamente em um prédio alugado enquanto o projeto para reforma não é concluído.

A principal preocupação dos que defendem a manutenção das características históricas, para dar lugar às edificações com ares de modernidade, é que o prédio seria modificado por inteiro, em uma reforma que contaria inclusive com mais de um andar edificado.

Mas, ao que tudo indica, os clamores levantaram uma discussão. O diretor do Departamento de Patrimônio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Márcio Sergino, informou que foi nomeada uma comissão para trabalhar em um projeto sobre o prédio, para que seja promovida uma audiência pública com os atores envolvidos no assunto.

Segundo ele, a intenção é levantar dados que subsidiem uma discussão para ouvir os argumentos tanto dos que se preocupam com a preservação do prédio quanto dos que defendem sua modernização. “Da nossa parte, há todo o interesse em cuidar dos bens históricos, no entanto, não adianta tombar sem uma estrutura para a manutenção desse imóvel”, salientou.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura afirmou que a antiguidade do prédio é uma das peculiaridades que, juntamente com o tamanho da pretensa obra, tornaram a elaboração do projeto mais demorada.

Segundo a secretaria, a elaboração do projeto básico para reforma do prédio da Seed está em desenvolvimento no Departamento Estadual de Engenharia e Arquitetura (DAE). Segundo o diretor do DAE, Sandro da Silva, no mínimo seis meses serão necessários para a conclusão dos trabalhos do DAE, incluindo o projeto básico e a definição do orçamento.

Conforme a Seinf, a reforma abrangerá toda a estrutura elétrica, hidráulica, sanitária e de rede lógica, além da troca da estrutura em madeira por estrutura metálica, troca do telhado, adaptação inclusive dos banheiros aos padrões de acessibilidade, entre outros serviços.

Após a conclusão do projeto básico e do orçamento, o documento será encaminhado à Seed para alocação de recursos. Depois retornará para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), responsável pela realização da licitação e contratação da empresa que fará a reforma.


Atenção! Lembre-se que os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal


COMENTÁRIOS
Nome:   
35-Francisca Vanda dos Santos Silva                          Data: 02:07:14 - 09/11/2013
Eu e Lenita fomos colegas de trabalho por diversas vezes e sabemos o caos em que se encontra a educação no Estado. O croqui do prédio novo da Seed está pronto desde o governo de Flamarion Portela e então pergunto: cadê o projeto? Para que reforma? Cadê a reforma da Escola Major Alcides, Maria das Neves, Antonio Ferreira...bem....Cadê?


COMENTÁRIOS
Nome:   
1224-Valdenice Silva                          Data: 15:01:14 - 08/11/2013
Assim como a SEED/RR existe outros imóveis que além de ser considerados históricos necessitam de reformas urgentes, vejamos por exemplo, a SESP/RR, a CGGL (o antigo DSG) que faz parte da estrutura da SEGAD/RR que encontra-se em péssimas condições devido o prédio ser muitíssimo antigo que pode ocasionar doenças, bem como, os servidores necessitam de espaço e boas condições físicas para desenvolverem os trabalhos.


COMENTÁRIOS
Nome:   
6920-Lenita de Andrade Lira                          Data: 12:19:09 - 08/11/2013
É flagrante o descaso com Educação em Roraima.O abandono do prédio da SEED reflete o que ocorre nas Escolas e no magistério como um todo. Nos últimos 30 anos tive oportunidade tive oportunidade de desenvolver várias funções na educação de Roraima. Por isso, afirmo que a cada dia os resultados são menos animadores. Hoje, não tenho dúvidas que o maior desafio da nossa educação está na valorização da carreira do magistério e um dos passos importantes é a existência física adequada da SEED como um todo.

1
.: Publicidades :.













 
 
Copyrigth © 2008 - Folha de Boa Vista - Todos os Direitos Reservados