Boa Vista Sábado, 26 de julho de 2014
Links e Serviços
Colunas
Serviços
WebMail
 





Compartilhar


    19/10/2013 00h21

Escola indígena apresenta material escolar feito da folha de bananeira


   


Foto:  Ribamar Rocha

Produtos feitos da folha de bananeira foram confeccionados por alunos da escola Tuxaua Manoel Horácio
RIBAMAR ROCHA

A equipe de estudantes da Escola Indígena Tuxaua Manoel Horácio, da comunidade Guariba, no Município do Amajarí, está apresentando o stand da ‘Miniempresa Arts Bananeira’ na Feira do Jovem Empreendedor, com produtos feitos da folha da bananeira, entre eles, material escolar como caderno de anotações e canetas.   

Segundo a professora Monalisa Ribeiro, responsável pela apresentação do projeto na comunidade, a ação iniciou há pouco mais de três meses na escola da comunidade e despertou a atenção dos 28 alunos de Artes orientados pela professora Valdelia Cadete. “Esse evento é um incentivo para despertar a visão de empreendedorismo, de  responsabilidade social e sustentável entre os alunos e a própria comunidade”, disse.

Ela informou que essa é a primeira vez que a equipe da comunidade Guariba participa da feira, mas que a intenção é expandir o projeto para outras comunidades indígenas da região. “É importante uma escola indígena nesse evento, pois dá a oportunidade deles também mostrarem seu empreendedorismo”, disse.

Ela informou que depois de passar a parte teórica aos alunos, se dedicaram à parte prática com o processo sendo feito diretamente pelos alunos, desde o corte da bananeira, separação, manuseio de fibras, trançar, cozinhar e por fim uso de processo químico com soda cáustica e secagem para poder manusear das mais diversas formas.    

A feira tem a participação da Júnior Achievement que é uma associação educativa que trabalha o empreendedorismo nas escolas públicas e privadas com o Programa Miniempresa, que oferece aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência no mundo dos negócios.

A Feira do Jovem Empreendedor iniciou na quinta-feira e segue até hoje, das 8h às 17h, no Forródromo do Parque Anauá, paralela a XXI Feira Estadual de Ciências de Roraima (Fecirr).

Atenção! Lembre-se que os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal


COMENTÁRIOS
Nome:   
1244-Samuel Alves de França                          Data: 15:05:16 - 20/10/2013
Atitudes como estas devem ser cada vez mais incentivadas.

1
.: Publicidades :.

















 
 
Copyrigth © 2008 - Folha de Boa Vista - Todos os Direitos Reservados