Boa Vista Sábado, 19 de abril de 2014
Links e Serviços
Colunas
Serviços
WebMail
 





Compartilhar


    14/09/2012 23h54

Moradores criticam abandono de praças


   


Foto:  Raynere Ferreira

Os moradores reclamam da falta de iluminação e da precariedade na praça do Aparecida
AMILCAR JÚNIOR

A reclamação é parecida. Moradores dos bairros São Francisco e Aparecida, na zona Norte da Capital, reclamam principalmente da falta de iluminação pública e do abandono das praças. Eles também reivindicam lixeiras públicas e mais policiais nas ruas.

O estudante Anderson Farias, 18 anos, morador da rua João Pereira Caldas, no Aparecida, lamenta que a principal praça do bairro está abandonada, tomada pelo mato, sem iluminação pública e o pior, frequentada por usuários de drogas e membros de gangue.

“À noite é perigoso. As crianças não podem mais passear ou brincar na praça. Tem muito galeroso e viciado. A polícia passa de vez em quando, mas o problema continua”, lamentou.

Antes muito movimentada devido a venda de comida, hoje a praça do Aparecida tem uma outra agitação, com a venda de drogas. “Isso aqui virou uma grande boca de fumo. Eles usam aí mesmo. A escuridão facilita para o lado deles, que atacam quem passa depois das 22h”, comentou outro morador do bairro, que preferiu não se identificar.

Inúmeros casos de ataque de galeras já foram registrados no local. A vizinhança da praça cobra uma atitude mais enérgica das autoridades policiais. “Não podemos mais nem sentar na porta de casa à noite. Os galerosos e noiados atacam e usam droga na nossa frente. Cadê a PM?”, questionou Armando Soares, 69 anos, aposentado.

No bairro São Francisco, moradores vizinhos à praça dos Bambus, entre a rua 9 de Julho e avenida Santos Dumont, não reclamam da ação de bandidos ou viciados, mas cobram iluminação e lixeira públicas no local. A reportagem constatou que não há onde colocar lixo na praça e a maioria das lâmpadas estão quebradas.

“Aqui, graças a Deus, não tem bandidagem. Mas a praça é escura porque as lâmpadas estão queimadas. Até os refletores não funcionam, o que implica na prática de esportes no local. Também queremos um local adequado para jogar o lixo. Aqui não tem”, reivindicou o comerciante Maike Anderson, 19 anos, que trabalha há nove anos em um restaurante no meio da praça.

Outro problema detectado pela reportagem é a precariedade do local. Os playgrounds e as barras para prática esportiva nas duas praças estão danificados, o que pode ocasionar acidentes. “Meu neto já se cortou brincando nesta praça. Seria muito bom se o próximo prefeito consertasse a pracinha”, comentou o aposentado Mário Lúcio, 59 anos.

OUTRO LADO – Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista informou que o Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) realizou este ano a substituição de todas as luminárias antigas dos bairros São Francisco e Aparecida por equipamentos mais eficientes. O trabalho faz parte das ações do Município de eficientização da iluminação para proporcionar mais segurança e confortos aos moradores.

A Operação Cidade Limpa, também da SMOU, atendeu ao bairro São Francisco quatro vezes este ano. Nos meses de janeiro, abril, maio e agosto as equipes realizaram o trabalho de capina e limpeza. Já no bairro Aparecida, os trabalhos da operação foram realizados este ano nos meses de fevereiro, maio, julho e agosto.

Pelo cronograma, as equipes devem retornar ao bairro de 60 a 90 dias, nesse caso, todas as visitas ao bairro Aparecida e ao São Francisco estão dentro do prazo estabelecido para retorno. Além da coleta de entulhos e galhadas, também é realizada a varrição das ruas e limpeza dos canais de escoamento, evitando que o lixo fique acumulado e diminuindo os pontos de alagamento da cidade.

Os moradores devem contribuir com o serviço limpando os quintais e colocando em frente das casas o material para ser recolhido pelas equipes. Quem depositar entulhos ou galhadas na rua após a passagem das equipes será notificado e pode ser multado. Os valores das penalidades variam de 153,00 a 318,00 e, em alguns casos, a pessoa poderá ser cumprindo pena de um a três anos. O lixo jogado nas ruas entope os bueiros e pode causar muitos problemas, além de aumentar os riscos de doenças.


Confira as propostas dos candidatos para os bairros



TERESA SURITA

“Vou trabalhar nos próximos quatro anos para melhorar a infraestrutura da cidade e a segurança da população. Em minha gestão, a iluminação pública será expandida e modernizada, atendendo a todos os bairros. Quando fui prefeita, iluminei Boa Vista por meio do projeto Reluz, implantando 26 mil pontos de luz nos bairros. Em relação às praças, vou revitalizar todas as áreas de lazer da cidade e vou solucionar o problema da falta de coletores de lixo nessas áreas. O bairro São Francisco também será beneficiado com a revitalização do Mercado, que será transformado em um pólo turístico e gastronômico, e está entre os 26 bairros que receberão obras de drenagem para reduzir os pontos graves de alagamento. Quando fui prefeita, Teresa conclui o asfaltamento de todas as ruas dos dois bairros, fiz drenagem, calçadas e abrigos de ônibus, instalei nova iluminação, reformei as praças e a Igreja São Francisco, o Mercado Municipal e entreguei títulos definitivos”.



MECIAS DE JESUS

“Aparecida e São Francisco são áreas centrais e históricas, mas que nao tiveram o tratamento adequado nos últimos anos. Esses bairros compõem o patrimônio arquitetônico de Boa Vista e em nossa gestão planejamos revitalizá-los e em obediência ao plano diretor, realizou as obras necessárias para transformá-los em locais ainda melhores para as famílias que nele residem.

A estrutura urbana está deteriorada, as praças destruídas, iluminação de modo precário e por isso existe muito o que fazer. De um modo geral, pretendemos unificar as duas cidades que existiram nos últimos 20 anos em uma só e logicamente, planejamos em quatro anos dotar esses bairros da melhor infraestrutura urbana de nossa capital.

Nestes dois bairros apesar de serem históricos, temos problemas com a titulação dos lotes e esse é outro problema que pretendemos atacar de frente. Não pensamos em fazer grandes obras, mas recuperar as praças e dotá-las de equipamentos e brinquedos isso será prioridade logo no início de nossa gestão.



ROBERT DAGON

“Nossas praças constituem importante espaço de lazer e assumimos o compromisso de revitalizá-las, permitindo aos artistas locais sua apresentação, bem como a divulgação e afirmação da nossa diversidade artística e cultural: índios, nordestinos, gaúchos, paraibanos, paraenses, amazonenses, enfim, como diz o poeta: a cultura dos "roraimenses e roraimados". Faremos, num possível governo do PSOL, com nossos vereadores, a iluminação das praças, presença de coletores de lixo, na perspectiva de construção orçamentária e fiscalização dos órgãos competentes e da comunidade. A Secretaria de Cultura, aspiração de nossos artistas e intelectuais, será a responsável pela construção desse projeto comunitário, que vai da Praça da Bandeira, hoje abandonada, às praças dos bairros de nossa querida Boa Vista.
 


TELMÁRIO MOTA

“Onde hoje as famílias deveriam ter como locais seguros, de lazer e recreação, viraram ponto de encontro de marginais e traficantes. Onde o poder público está ausente a criminalidade toma conta. A partir de janeiro, faremos uma reconstrução completa da nossa cidade e as praças estão incluídas no projeto. Vamos reformar todas as praças em todos os bairros, os parques infantis, as quadras de esporte, os quiosques dos comerciantes, tudo será revitalizado. A iluminação será moderna e coletores de lixo serão instalados para que as pessoas ajudem a manter os locais limpos. Nos bairros em que não existam, praças modernas e com acessibilidade serão construídas, junto a tudo isso vamos colocar a disposição da população a internet grátis com o Projeto Cidade Digital, para que as pessoas possam ter acesso a Rede Mundial mais facilmente. Vamos levar às praças monitores para que a prática de esporte e a cultura seja feita regularmente. Vamos ampliar a Rede de Iluminação Pública, nenhuma rua continuará às escuras. As lâmpadas queimadas serão trocadas imediatamente. Vamos rever os valores cobrados atualmente na taxa de iluminação pública”.

Atenção! Lembre-se que os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal


COMENTÁRIOS
Nome:   
480-Marcio Melville de Souza                          Data: 02:27:34 - 16/09/2012
agora me explica o que tem haver a reclamação dos moradores com as explicações?...os moradores, eu tambem como moro proximo a praça dos bambus estamos reclamando da manutenção na praça, onde as mesmas estão deterioradas e não da sujeira...bem explicado em prefeitura...fala serio.

1
.: Publicidades :.













 
 
Copyrigth © 2008 - Folha de Boa Vista - Todos os Direitos Reservados