Boa Vista Terça-feira, 21 de maio de 2013
Links e Serviços
Colunas
Serviços
WebMail
 





Compartilhar


    20/06/2012 14h12

PARLAMENTO JUVENIL: Os estudantes Shirlene e Juan vão representar Roraima na etapa nacional


   


Foto:  Ascom Secd

Serão selecionados 27 estudantes brasileiros para a etapa internacional
“O Ensino Médio que queremos” é o tema do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul 2012 que mobilizará estudantes de todo o Brasil em um encontro em Brasília, no período de 1 a 3 de agosto. Cada Estado da Federação enviará três alunos para participar do evento.

Em Roraima, os estudantes selecionados foram Anderson Rodrigues Messias, da Escola Estadual Indígena Sizenando Diniz (Cantá), Juan Lima Carvalho da Escola Estadual Tancredo Neves e Shirlene Ketlen Araújo Saraiva, da Escola Estadual Camilo Dias.

Eles participaram de uma seleção que contou com 98 participantes. Como critério de seleção, eles tiveram que elaborar uma dissertação com o tema “Meio ambiente, reciclagem e reaproveitamento do lixo”, com no mínimo uma e no máximo três laudas.

Juan Lima, da Escola Tancredo Neves disse que abordou em sua dissertação a questão da integração social e projetos que auxiliem e orientem a formação de caráter do jovem.

“Muitas vezes nas escolas existem jovens envolvidos com drogas, e gravidez precoce. E esses são motivos de discriminação por parte de outros alunos que não querem se integrar, não querem fazer trabalhos em grupos, etc. Por isso as escolas precisam desenvolver projetos simples e práticos para integrar esses alunos”, destacou Juan Lima, aluno do 1° ano da Escola Tancredo Neves.

Já a aluna Shirlene Ketlen enfatizou as preservações do meio ambiente e do patrimônio público com foco no comportamento dos jovens. O tema da sua dissertação foi “Acordando o Jovem para a realidade”.

“Minha intenção foi chamar a atenção dos jovens para suas atitudes com relação ao meio ambiente, fazer com que acordem para a realidade que vivemos para que possa ser transformada”, disse Shirlene.

BRASÍLIA
Na Capital Federal, os estudantes realizarão atividades de integração, passeios turísticos e visitas em órgãos federais. Todas as despesas serão custeadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Lá serão selecionados 27 representantes (um de cada Estado) para representar o Brasil ao lado de alunos da Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Chile e Venezuela, na etapa internacional, que está prevista para ocorrer na Colômbia também no mês de agosto.

“Iremos nos organizar para que os nossos representantes recebam orientações de psicólogos, fonoaudiólogos e também sobre como falar em público, como manter uma boa postura, para que cheguem em Brasília bem preparados”, informou Teresinha Vinhote, coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Cultura e Desportos (SECD).

“Vou me preparar bastante para alcançar nosso objetivo neste projeto que é melhorar o Ensino Médio no Brasil”, destacou a aluna do Camilo Dias, Shirlene Ketlen.

PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL
O projeto é direcionado para jovens com idades entre 14 e 17 anos matriculados no 1° ou no 2° ano do Ensino Médio de escola pública regular com a intenção de abrir espaços de participação para que os jovens troquem ideias, dialoguem e discutam entre eles sobre temas que tenham uma profunda vinculação com suas vidas presentes e futuras.

É promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Ministério da Educação e Parlamento Mercosul.

No projeto, jovens da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela se reúnem para analisar e propor a escola de Ensino Médio que desejam, com destaque para a inclusão educativa, direitos humanos, participação cidadã e os jovens e o trabalho.

Os parlamentares juvenis possuirão mandato de dois anos e durante este período, devem participar de várias ações de integração e formulação de propostas para a melhoria do Ensino Médio.

.: Publicidades :.















 
 
Copyrigth © 2008 - Folha de Boa Vista - Todos os Direitos Reservados