Boa Vista Quinta-feira, 24 de julho de 2014
Links e Serviços
Colunas
Serviços
WebMail
 





Compartilhar


    24/02/2012 08h38

Cuidados devem ser redobrados para evitar gripes e resfriados


   


Foto:  Antonio Diniz

Clínico geral André César Coelho: “Doenças consideradas triviais podem desencadear problemas mais sérios se não forem tratadas de forma adequada”
NEIDIANA OLIVEIRA
neidiana@folhabv.com.br



Basta a temperatura começar a cair em Roraima para que os casos de infecções respiratórias aumentem. Com as mudanças bruscas no clima, gripes e resfriados tornam-se comuns. Especialistas alertam que é preciso ter atenção neste período, principalmente com crianças e adultos, os que mais sofrem.

A lista de doenças envolve de as simples como: tosse, obstrução nasal, coriza, mal-estar e febre, que originam as mais fortes como: sinusite, amigdalite, otite, bronquite, gripe ou resfriado. “As doenças consideradas triviais podem desencadear problemas mais sérios se não forem tratadas de forma adequada”, destacou clínico geral André César Coelho.

As temperaturas mais baixas favorecem a aglomeração e a disseminação do vírus da gripe, principalmente porque que a pessoa se descuida mais neste período bebe menos água, devido ao clima ameno, o que acaba diminuindo as defesas do organismo. “Os mais prejudicados são as crianças e os idosos, que possuem as defesas mais vulneráveis”, informou.

O especialista explicou que, ao contrário do que a maioria pensa, gripe e resfriado são diferentes. A gripe é uma doença grave, caracterizada por fortes dores musculares, tosse incômoda e falta de ar. O resfriado tem como sintomas coriza, febre não muito alta, perda de apetite e indisposição moderadas.

''Se o problema for gripe, é preciso fazer uso de antitérmicos e tomar muito líquido, além de procurar um médico. Automedicação deve ser evitada'', recomendou Coelho.

Então, para se prevenir destas doenças, é fundamental manter bons hábitos de higiene, a começar pelas mãos, que devem ser lavadas com água e sabão ou limpas com álcool sempre que tocar em superfícies onde outras pessoas também colocaram as mãos. A alimentação também deve ser balanceada, a base de frutas e verduras.

“Esta atitude é importante depois de um passeio de escada rolante e ônibus, pois com o sistema imunológico fortalecido, a chance de desenvolver infecções respiratórias é menor”, ressaltou o médico, acrescentando que estar sempre bem agasalhado é outra indicação.

Além do tempo mais frio, alguns fatores podem facilitar o desenvolvimento de doenças transmitidas por via respiratória. Aglomerações de pessoas em ambiente fechado e cigarro não são boa combinação. Manter os ambientes de casa e trabalho limpos e livres de poeira também é medida importante. “E aos que já estão acometidos por estas infecções, o recomendado é repousar”, complementou o médico.



SAIBA COMO PREVENIR AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

-  Evite banhos prolongados e muito quentes ou frios. O ideal são banhos rápidos e mornos

-  Permaneça sempre aquecido nos horários em que a temperatura estiver mais baixa

-  Alimente-se bem. Uma alimentação saudável contribui para imunidade mais alta

-  Abuse de sucos naturais e água

-  Repouso é fundamental para que não haja queda na resistência

-  Mantenha a casa limpa e ventilada

- Evite ter contato com cigarro em lugares fechados

-  Para remover o pó, vassouras e espanadores devem ser substituídos por panos úmidos.


COMO ALIVIAR OS SINTOMAS
 
- Bebidas quentes, como chá, chocolate ou leite, são recomendáveis. Aquecem o organismo e ajudam a combater vírus

- Fique de repouso, é essencial para a recuperação

-  Mantenha as vias nasais sempre descongestionadas

-  Remédios caseiros são válidos. Mas, caso haja febre ou os sintomas não melhorarem, é melhor partir para os remédios industrializados

-  Não se automedique. Procure um profissional. Antibióticos tomados de forma errada podem aumentar a resistência bacteriana, sinônimo de mais problemas e complicações de doença.




.: Publicidades :.

















 
 
Copyrigth © 2008 - Folha de Boa Vista - Todos os Direitos Reservados