Jessé Souza

Perigo e acidentes no Satelite 6326

Perigo e acidentes no Satélite

O bairro Cidade Satélite, na zona oeste, é um dos que mais cresce e se desenvolve em Boa Vista, por isso é um dos principais beneficiados com recursos do programa de mobilidade urbana da Prefeitura. Foram construídas duas pontes que vão permitir rotas alternativas ao tráfego intenso da Avenida Carlos Pereira de Melo, que é o prolongamento urbano da RR-250, que dá acesso ao Município de Alto Alegre.

Porém, é preciso uma ação urgente por parte da engenharia de trânsito municipal a fim de ordenar o tráfego na Avenida Dom Apparecido José Dias, que é a principal de acesso àquele bairro. Como não houve um planejamento inicial, aquela via ficou fora do padrão das demais avenidas, estreita demais para o intenso fluxo de veículos e pedestres, já que ela se tornou um centro comercial.

A situação só complica a cada dia, pois além dos grandes conjuntos habitacionais lá construídos, como o Residencial Vila Jardim, o mais recente e maior deles, novos lotes urbanos estão sendo ocupados a partir da construção das pontes. E está em curso a ocupação da Área de Interesse Social João de Barro, que logo se tornará um importante bairro, cujo acesso se dá pela principal avenida do Cidade Satélite. Isso só piora o trânsito naquele setor.

O fato é que os cruzamentos ao longo da Avenida Dom Apparecido tornaram-se pontos perigosos, com acidentes de trânsito a qualquer hora do dia, complicando ainda mais nos horários de pico. Duas recentes mortes foram registradas por lá, de um ciclista este ano e de um motociclista no ano passado. E se semáforos não forem instalados e cruzamentos eliminados, mais mortes vão ocorrer naquela via de mão-dupla.

Os acidentes passaram a ser corriqueiros também nas avenidas e ruas que dão acesso ao Vila Jardim, também exigindo atenção por parte dos engenheiros de trânsito a fim de que se evitem tragédias, além dos acidentes que vêm ocorrendo semanalmente, alguns deles sequer chegando às estatísticas oficiais, pois os envolvidos chegam a um acordo no local sobre os prejuízos materiais.

Com a chegada de mais imigrantes, quase que diariamente, e o crescimento de loteamentos, a instalação de um condomínio particular e mais a urbanização da área João de Barro, a tendência aponta uma complicação ainda maior no tráfego daquele bairro. Só lembrando que a prefeita de Boa Vista mora nesta importante avenida, logo ela deve ser sabedora do problema. Senão, os engenheiros de trânsito já deveriam tê-la informado sobre o que está acontecendo por ali.

*[email protected]: http://roraimadefato.com/main/