Minha Rua Fala

PROFESSOR NEWTON CAMPOS 1997

Personagem VIVO da nossa História.- PROFESSOR NEWTON CAMPOS –

Levando-se em conta o talento na arte do Ensino na sala de aula e nos gramados de um campo de futebol, eis que nos apresenta a figura maior de um Mestre: O Professor Newton Campos, um esportista que faz parte da história do futebol roraimense e que, noutro viés de trabalho, viajou diversas vezes à Brasília representando a Secretaria da Educação do antigo Território Federal e, numa destas viagens, recebeu o Prêmio “Paulo Freire” por apresentar em nome da Secretaria da Educação de Roraima (em 1998) o melhor Projeto de Ensino para Formação de Professores Indígenas do Brasil, com o Título: “Curso para Formação de Professores Indígenas – Magistério Indígena Parcelado”.

O Professor Newton Campos foi o responsável pela elaboração das Provas das disciplinas de “Português” e de “Literatura Brasileira” do primeiro Concurso Público para Sargentos e Oficiais, quando da criação da Polícia Militar do Território Federal de Roraima, em 1975. E, em virtude de sua excelente e profícua contribuição para melhoria da Educação em Roraima, Newton Campos foi homenageado em 1978, no Teatro Adolfo Bloch, no Rio de Janeiro, quando participou do Concurso de “Redação para Professores do Ensino Médio”, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Na ocasião Newton Campos apresentou o trabalho educativo: “Redação Técnica – uma questão para o Ensino do 2º Grau”.

Em solo roraimense, nas diversas salas de aula, Newton Campos foi Professor nas Escolas: Monteiro Lobato, Gonçalves Dias, Escola de Formação de Professores (onde hoje está a Academia da Polícia Militar, na Av. Getulio Vargas, no Bairro Canarinho), e no Instituto Superior da Educação (onde hoje está a Universidade Estadual de Roraima-UER).

Newton Campos exerceu vários cargos na área da Educação em Roraima: Diretor do Departamento de Ensino, Secretário Adjunto da Educação, Diretor do Deplaf, Presidente do Conselho Regional de Desportos, Presidente do Conselho Estadual de Educação e, através do SEBRAE, implantou o “Curso de Redação Oficial” no Programa de Qualificação Profissional, nas instituições públicas e privadas do Estado de Roraima.

No Esporte, foi jogador profissional, atuando inicialmente no Grêmio Atlético Sampaio – GAS-, e depois no “São Raimundo Esporte Clube” (time fundado pelo Raimundo Morais “Magarefe”). E, foi vestindo a Camisa do São Raimundo, que o Newton Campos fez o gol da vitória na célebre partida no Estádio João Mineiro (onde hoje está a Maternidade de Boa Vista), enfrentando o Baré Esporte Clube. O detalhe é que no time adversário (Baré), estava o famoso jogador Garrincha. Nesta partida, o Garrincha jogou o primeiro tempo no São Raimundo e, no segundo tempo no Baré.

Já no final da partida (no dia 26 de Maio de 1973), o Newton Campos fez o gol da vitória do São Raimundo, por 4 x 3, vencendo o time do Baré onde estava o Garrincha.

Em relação a este resultado, o ex-jogador do Baré, o Reis, continua dizendo até hoje que o Newton Campos estava impedido dentro da pequena área. Em resposta, o Newton sorri.

Hoje, graças ao empenho do Professor Newton Campos, junto aos jogadores e de seus familiares, bem como da torcida aguerrida do São Raimundo Esporte Clube, foi construída a Sede do Clube no Bairro Olímpico, onde dispõem de campo de futebol (iluminado), Quadra de Voley, duas Piscinas para a prática de natação e lazer, alojamento com toda comodidade para 16 pessoas e um veículo Van para uso no transporte dos atletas.

O Newton Campos nasceu no dia 04/09/1946 na cidade de São Luis, capital do Estado do Maranhão. É filho da senhora Moaci do Rosário Campos (dona Cici) e de Benedito Campos. Inicialmente trabalhava em um Escritório de Contabilidade e depois passou a jogar no time de futebol de base do “Sampaio Corrêa Futebol Clube” (fundado em 25/03/1923). Em 1971, o desportista Sargento Cloves Souza, o convidou para vir para Boa Vista, juntamente com os atletas: Hidelberto França e Cloves Rates (seu primo), para jogar futebol. Em 1978 o professor Newton Campos fundou o time “Salada Futebol Show”, onde tem seu campo no Bairro Pricumã, na Avenida dos Bandeirantes.

A Câmara Municipal de Boa Vista, reconhecendo os méritos do Professor Newton Campos, concedeu-lhe o “Título de Cidadão Boa-Vistense”, conforme Decreto Legislativo de nº 313/04, datado de 19/10/2004. E, no dia 28/10/2015, o Governo do Estado de Roraima lhe outorgou o Certificado de “Reconhecimento Profissional por sua atuação com Ética e Competência na construção do Estado de Roraima”.

Newton Campos casou-se em 1976 com a senhora Onedir Magalhães Campos (empresária) e tem as filhas: Claudia Campos (Professora), Zuíla Campos (Engenheira Civil) e Célia (Antonia Célia Santos Andrade), Professora.

O professor Newton Campos continua ativo e atualmente presta seus serviços no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Gestão Estratégica e Administração – SEGAD.