Mundo Pet

Mundo Pet 29 05 2017 4105

Na semana passada, demos um importante passo em busca de melhores condições para os animais da nossa cidade. A Yawara, juntamente com outras ONG’s e protetores individuais, conseguiu chamar a atenção da Prefeitura para a causa animal. Agora vamos lutar para que a Lei Municipal 1607 de 2015 seja cumprida. Dani Veras Voluntária Yawara

SALVE OS ANIMAIS!

Existem muitos animais abandonados em Boa Vista, precisando de resgate com urgência. Diante da impossibilidade de atender toda essa demanda, na última quinta-feira, ONG’s de proteção animal e protetores individuais deram início a uma manifestação em frente à Prefeitura de Boa Vista, pedindo melhores condições para os animais por meio da Lei Municipal Nº 1607 de 2015.Dentre outras coisas, essa lei prevê a criação de um programa de controle populacional de cães e gatos por meio de esterilização cirúrgica, campanhas educativas, microchipagem eletrônica e a criação de leis que determinam a guarda responsável. Trata-se de uma lei muito completa, mas que não está sendo aplicada até o momento.

Os cuidados veterinários que todo animal doméstico precisa estão fora da realidade financeira da maioria das famílias boa-vistenses. Por essa razão, muitos animais deixam de ser castrados, vacinados e microchipados. Esses fatores contribuem para proliferação de doenças e crias indesejadas, fazendo com que tutores optem pelo abandono para não arcar com os custos dessas consequências, piorando ainda mais o problema. Essa decisão costuma ser respaldada na certeza da impunidade, outro problema que a microchipagem poderia ajudar a resolver, pois o chip possui dados do animal e do proprietário, assim o tutor poderia ser responsabilizado e punido por maus tratos.

Para alguns tutores, sem restrições financeiras, campanhas educativas são suficientes para que revejam alguns comportamentos e exerçam a guarda responsável. Para outros, com baixa renda, é necessário um incentivo a mais, por meio da oferta gratuita de serviços para que possam cuidar melhor de seus animais e, dessa forma, exercer a guarda responsável.

Para o bem de todos os tutores, a manifestação teve sucesso. O secretário de Comunicação da Prefeitura, Weber Negreiros, convidou as líderes da ação para conversar e se comprometeu a marcar uma reunião com a prefeita para tratar desse tema.

Débora Almeida (ONG Yawara), Luciana Dalmolim (Protetora Individual), Weber Negreiros ( Sec. de Comunicação PMBV) e Esmeralda Farias (ONG Radar).

 DOAÇÕES 

Nós, da Yawara, somos muito gratos por toda ajuda que recebemos de vocês. Obrigada pelas doações. Juntos, podemos mais!

 DIGA NÃO À CINOMOSE Ultimamente temos notado o que parece ser um surto de cinomose na cidade. Algumas residências estão com todos os animais infectados. Essa doença é altamente contagiosa e letal. A vacina é o método mais eficaz de prevenção. Proteja seu amigo.

Gleice Kelly e Linda ficaram entre os 3 primeiros colocados no evento”Tal mãe, tal pet” realizado Garden Shopping.

Daniel Lineke e Baruck, apelidado carinhosamente de o “monstro bagunceiro”.

Maria Oliveira (voluntária Yawara) e sua filhota, Meg.

Oliver e Tião, os fofuxos da Welda dos Santos.

Lola e Charlie. Goldens Retrievers da Ana Rafaela Ursinhos lindos.