Minha Rua Fala

Minha rua fala 08 08 2018 6716

SANTA ELENA DE UAIRÉN – na Venezuela.

“Uairén”, na língua indígena venezuelana, significa: “Camazas” – bebida fermentada de mandioca, o equivalente ao Caxiri dos índios macuxis. “Uairén” é também o nome da cidade e do rio. O rio Uairén nasce no Tepuy (monte) ChirikayénKukenán,tem 56 km de extensão e deságua num vale que faz fronteira com as comunidades de Akurimá, Kanaima e El Calvario Colinas.

Quanto à cidade de Santa Elena de Uairen, é a capital da Gran Sabana, no Estado Bolívar, e foi fundada pelo colono Don Lucas Fernandez Peña em 16/09/1923, quando instalou uma fazenda de gado, passando trabalhar também com exploração de ouro e diamante.Ele nasceu no dia 02/01/1895 e era engenheiro, graduado pela Universidade Central da Venezuela.

Em 1923 realizou extensa exploração de reconhecimento do interior da Venezuela, com explorações de minérios, chegando à localidade onde iria fundar sua fazenda, em setembro daquele ano. E, em 1927, a esta localidade deu o nome de: “Santa Elena”, em homenagem à sua primeira filha (Elena Fernandez Pena). O nome anterior, posto pelos padres capuchinos, onde tinham sua Missão religiosa, era “San Francisco de Uairén”. Com a saída dos padres daquela Missão, Dom Lucas mudou o nome para “Santa Elena”.

Lucas Peña era casado com Maria Josefa, indígena da etnia Waiká, com a qual teve 10 filhos, e mais 17 outros filhos com outras mulheres da localidade. Todos viviam em perfeita união familiar. 

Em outubro de 1929, missionários adventistas ingleses penetraram na região da Gran Sabana e em novembro de 1930 já haviam construídas 5 casas missionárias. A presença destes pregadores levou Lucas Peña à execução de uma campanha destinada a recuperar a área. Sua primeira ação foi içar a bandeira nacional da Venezuela no topo do monte Akurimán, onde os ingleses costumavam voar. 

Mas, os missionários ingleses continuavam a instalar novas casas. Então, Lucas Peña organizou um contingente de homens armados e conseguiu expulsar os missionários. E, no lugar, chegaram missionários venezuelanos, da missão dos capuchinhos. Estes, com ajuda de Lucas Peña, instalaram várias missões católicas ao longo da fronteira com o Brasil.

Em 1930, quando começou a demarcação de fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Guiana Inglesa, Lucas Peña foi nomeado primeiro chefe da delegacia de polícia da Fronteira Nacional e membro da Comissão Mista de Demarcação das fronteiras.

A cidade de Santa Elena de Uairén está situada no sul do Estado Bolívar, a 1300 km de Caracas, capital da Venezuela. E, a 15 quilômetros da fronteira com o município de Pacaraima /Roraima/Brasil. Os venezuelanos continuam ainda a denominar Pacaraima com o nome de: “La Línea” (fronteira limite).

O fundador da cidade de Santa Elena de Uairén, Dom Lucas Fernandes Peña, faleceu na própria localidade no dia 28/08/1987.

A cidade de Santa Elena, mesmo existindo desde 1923, só foi reconhecida oficialmente pela Assembleia Legislativa venezuelana em 1989.