Por Francisco Cândido
Em 07/06/2017

A FAMÍLIA BEDNARCZUK EM BOA VISTA
Gente da nossa gente, personagens VIVAS da nossa História.

A priori, o encontro consonantal “CZ” do sobrenome Bednarczuk, é difícil de se pronunciar na língua portuguesa. Mas, é tão comum na Polônia (de onde vem a sua origem) que é como se fosse o sobrenome “Silva”, no Brasil.

Atualmente na Polônia (país localizado na parte central do continente europeu, cuja capital é Varsóvia), existem pelos menos 1.490 pessoas com o sobrenome Bednarczuk, espalhadas por 129 localidades.

Em 1939 as tropas alemãs, a mando de Adolfo Hitler, invadiu a Polônia, iniciando a 2ª Guerra Mundial (que só terminaria em 1945). Muitas famílias polonesas, fugindo da guerra, buscaram refúgio em outros países.

Algumas vieram para o Brasil, onde a maioria se estabeleceu no Rio Grande do Sul e no Paraná. Inclusive a jogadora de voleibol de praia e medalhista olímpica brasileira, Ágatha Bednarczuk Rippel, nasceu em Curitiba/Paraná.

Em Boa Vista, Roraima, a primeira família com o sobrenome Bednarczuk chegou no dia 25/09/1980. O casal Jair Bednarczuk (filho de polonês) e Gleidi Marilene Peronio Bednarczuk (filha de italiano) veio de Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, e se estabeleceu em Boa Vista, no bairro São Francisco, onde vive até hoje. Para não perder o contato com a terra, já que no Rio Grande do Sul o casal vivia da agricultura, Gleidi e Jair compraram uma área no sul de Roraima e nela instalou um sítio, próximo a BR 174.

O senhor Jair até hoje tem a sua Chácara “Pedra Pintada”, na Vicinal 4, onde planta e colhe frutas, legumes, e lida com criação de aves e pastos para gado.

Já a senhora Gleidi é uma empreendedora comercial (a descendência italiana pendeu pro lado do comércio). Nascida na cidade de Santa Maria do Rio Grande do Sul, viveu toda a juventude na cidade de Porto Xavier, às margens do rio Uruguai, na fronteira com a Argentina. Seus pais (José Peronio e Cristina Marin Peronio) trabalhavam com agricultura, plantando e vendendo trigo, soja, milho, linhaça e com a criação de porcos e aves.

Hoje em Boa Vista, a senhora Gleidi Bednarczuk, com o apoio dos filhos e filhas, administra os negócios comerciais da família: aluguel de caminhões, tapeçaria Zuk, a lanchonete e sorveteria Zuk, entre outros empreendimentos e atividades diversas.

O casal Jair e Gleidi Bednarczuk, tem os filhos: Jamir, Fernando, Joyce, Jussara e Iara Bednarczuk. Deles descendem 09 netos: Alex e Amir (filhos de Jamir com Kátia Sabino); Fernanda e Felipe (filhos de Fernando com Francinete); Thiago e Thais (filhos de Joyce com Arnóbio Junior); Maria Eduarda (filha de Jussara com Orib Ziedson); e Caio e Daniel (filhos de Iara com Romero Bríglia).

A matriarca Gleidi Bednarczuk (nascida no dia 19/03/1949), assim resumiu o que une a sua família: “Na longa jornada da nossa vida, ter uma família apoiando, orientando e caminhando lado a lado, é um verdadeiro presente de Deus e que deve ser conservado por toda a eternidade. Este é o pensamento e a diretriz aprendida com os nossos avós, que toda a Família Bednarczuk dá continuidade”.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala