Por Francisco Cândido
Em 22/03/2016

Gente da nossa gente, personagem VIVO da nossa História.
BENJAMIN BARBOSA MONTEIRO – A Voz na Rádio Roraima há 53 anos.

Talvez você ainda não tenha visto, o que é improvável, o rosto do Locutor Benjamin Monteiro, mas certamente já ouviu a sua voz na Rádio Roraima (inaugurada em 04/01/1957 pelo Presidente da República Juscelino Kubistchek ).

Benjamin Monteiro é o mais antigo locutor ainda em atividade no rádio roraimense. Começou em 1963, a convite para um teste radiofônico feito pelo o à época diretor da Rádio Roraima Carlos Alberto Ribeiro de Araújo, no governo do Dr. Francisco de Assis Albuquerque Peixoto (30/01/1963 a 13/06/1964). Após a aprovação, o Benjamin iniciou como apresentador do mais famoso Programa da história da Rádio Roraima: “O Mensageiro do AR”, com recados e avisos para a capital e pro interior do Território. De lá prá cá, são 53 anos apresentando os mais diversos programas na mais antiga emissora de Rádio de Roraima.

A experiência de Benjamin Monteiro, como locutor/apresentador, advém da época em que ele, na década de 1960, narrava o início dos filmes que passavam no antigo “Cine Boa Vista” (onde hoje está a Loja Shopping Center) na Avenida Jaime Brasil. Em virtude de sua bonita voz, foi convidado para apresentar um Programa na Rádio Roraima.

A Rádio Roraima, inicialmente, foi instalada em um prédio atrás da antiga Secretaria Estadual de Educação (no Centro Cívico); depois os equipamentos foram transferidos para o Teatro Carlos Gomes, ao lado da Igreja de São Sebastião, Centro, onde os programas e os “Shows de Calouros” eram transmitidos diretamente do tablado do Teatro.

Em 1977 a Rádio Roraima foi incorporada à Empresa Brasileira de Radiodifusão- Radiobrás-, do Ministério das Comunicações, mudando o nome para “Rádio Nacional de Boa Vista” (AM e OT). Em 1983 a emissora foi transferida para o prédio atual na Avenida Ene Garcez, onde, além de AM, também foi instalada em anexo a “Rádio Nacional FM”.

No período de 1987 a 1990, no auge da atividade de garimpo em Roraima, a Rádio Nacional de Boa Vista, em Ondas Medias e Tropicais, era a única emissora que conseguia ser captada nos aparelhos de rádio dos garimpeiros em plena selva, o que tornou a emissora a mais procurada para envio e recebimento de Recados e Avisos para as áreas de garimpo.

Nesta época, o programa de rádio que teve a maior audiência foi o “Mensageiro do Ar”, com recados para o interior do Território, onde as famílias ficavam “coladinhas” no rádio, à espera dos Avisos que vinham da capital. O programa teve vários apresentadores, dentre eles: Waldemir Cavalcante, Stélio Baré, Edmur Oliva, Benjamin Monteiro, Francisco Cândido, Júlio Torreyas, entre outros.

A partir de 1992, com a proibição da atividade garimpeira em terras de Roraima, o programa mudou o foco, retornando à sua missão original, com recados para as fazendas e sítios, e depois, com o passar do tempo, deixou de existir.

Quanto a Rádio Nacional de Boa Vista, esta foi encampada pelo o Governo do Estado, e recebeu de volta o seu antigo nome: “Rádio Difusora de Roraima”, “Rádio Roraima”, e com as mesmas características de antes: AM - Amplitude Modulada, em Ondas Médias 590 e em Ondas Tropicais 4.875 Khz. Atualmente está sendo administrada como empresa pública com o nome de “Empresa Rádio e Televisão Difusora de Roraima – Radioraima”-, sob a coordenação do Governo do Estado.

O Benjamin Barbosa Monteiro esteve presente em todos estes momentos históricos da emissora e até hoje ele continua ativo, apresentando o seu programa diário “Show da Manhã”, que vai ao ar todos os dias no horário das 10h às 11hs, com seu estilo inconfundível que é o domínio da locução, da entonação da voz e da clareza nas notícias. E, como ele mesmo diz: “Enquanto a garganta estiver funcionando bem, vou continuar falando ao microfone, pois é o que gosto de fazer e o que me deixa plenamente realizado”.

Benjamin Monteiro nasceu em Boa Vista no dia 08/10/1942 e é filho do casal Felinto Barbosa Monteiro e Maria Eugênia de Melo Monteiro. Tem como irmãos: João Augusto, Tereza, Lídia, Oneide, Sara e Nazir (todos com o sobrenome: “Barbosa Monteiro”).

Benjamin foi casado com a senhora Francisca Severino da Silva, com a qual teve os filhos: Zainer, Zeina e Zeiner da Silva Monteiro. Mas, o seu grande amor foi a Enfermeira Maria Lúcia da Silva Monteiro (chamada por ele carinhosamente de “dona Lulú”) e com a qual teve vida matrimonial por mais de 30 anos e, desta união nasceu Kélvia da Silva Monteiro. A Enfermeira Lúcia era da cidade de Cruz Alta/RS, e faleceu no dia 24/04/2011.

Em 2012 a Câmara Municipal de Boa Vista concedeu ao Benjamin Monteiro a Medalha “Honra ao Mérito Rio Branco”, a mais importante comenda do Município. No dia 24/09/2013 foi homenageado na Assembléia Legislativa com o Título “Orgulho de Roraima” pelos relevantes serviços prestados a sociedade e, no dia 05/10/2013, o Governo lhe concedeu o Diploma “Mérito Forte São Joaquim”, a mais alta comenda do Estado de Roraima.

Benjamin Barbosa Monteiro tem 5 netos e 1 bisneto que, junto aos filhos, fazem a alegria deste pioneiro das Comunicações em Roraima, uma Lenda viva do rádio roraimense.

 

 

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Deluna disse: Em 29/03/2016 às 12:29:25

"LEGAL PARABENS"

Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala