Por Francisco Cândido
Em 15/03/2017

DOUTOR DIMITRE RAMOS GRANDEZ DE ARAÚJO
Cirurgião-dentista Buco-Maxilo-Facial
(*30/12/1966 - +28/09/2013)

 

O Doutor Dimitre foi um dos cirurgiões-dentistas pioneiros em traumatologia bucomaxilofacial em Roraima. Esta especialidade odontológica trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hioide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.

O doutor Dimitre era um especialista nestes procedimentos médicos, inclusive pioneiro em cirurgia de reparo facial em pessoas com “fissuras lábio palatais” (Lábios leporinos). Ele atendia no Hospital Geral de Roraima, do Governo do Estado, e no Hospital da Criança Santo Antônio, da Prefeitura de Boa Vista.

Dimitre nasceu no Município de Crato, no Ceará (30/12/1966) e era filho do casal: Raimundo Belarmino Grandez de Araujo e Marluce Ramos Grandez de Araujo. Formou-se em Odontologia na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB-, em 1993, casou-se em 1994 com a senhora Simone Barros de Lima, e tem os filhos trigêmeos: Victor, Emily e Kevin..

Em 1997 houve em Recife, capital de Pernambuco, um Concurso público a nível nacional, para a Fundação Nacional da Saúde – FUNASA-, e Dimitre foi aprovado. Havia uma vaga para o Estado de Roraima, e ele aceitou de imediato, vindo para Boa Vista em 18/05/1997. Começou atendendo no Hospital Casai – Casa do Índio, situado na BR-174/Sul, que é uma Unidade de Saúde jurisdicionada à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Nesta mesma época, o Dr. Dimitre Grandez foi convidado para atender, também em Mucajaí, pela Cooperpai, na Unidade de Saúde daquele município. E, à noite, dava aulas em algumas escolas naquele município.
No ano 2000 o Dr. Dimitre retornou para Boa Vista e, em 2003 foi aprovado no Concurso promovido pelo Governo do Estado, passando a atender no Hospital Geral de Roraima. E, em dias alternados, atendia outros pacientes na Clínica instalada no prédio da “Galeria Vida”, situada na Avenida Major Williams (ao lado da Cardan).

Em 2007 foi realizada em Boa Vista a primeira cirurgia em pacientes portadores de fissuras labiopalatinas (lábio leporino). O atendimento aconteceu no Hospital da Criança Santo Antônio, da Prefeitura de Boa Vista, e foi realizado pelo Dr. Dimitre, juntamente com o médico Dr. Bonilla (Cirurgião argentino, residente em Manaus, especialista em traumas de cabeça e pescoço) e a equipe médica daquele Hospital.

Aliás, em Boa Vista, a única Unidade de Saúde a realizar essas cirurgias de correção de lábios leporinos é o Hospital Santo Antônio e já se tornou referência no Brasil. Estas cirurgias beneficiaram mais de 200 crianças, tanto de Roraima, quanto vindas também de outros estados, como Amazonas, Pará, Acre, bem como da Guiana e da Venezuela.

O Dr. Dimitre Grandez, em Boa Vista, vivia com a sua companheira de todas as horas, a senhora Margilsan Izidório dos Santos (ela tem os filhos: Sabrina e Estéfano).

O Dr. Dimitre faleceu no dia 28/09/2013. São seus irmãos: Iasnaia (Odontóloga), Valmique (Bancário da Caixa Econômica Federal) e Poliana (Professora /Pedagoga).

A Prefeitura Municipal de Boa Vista, em parceria com o Ministério da Saúde, inaugurou no dia 17 de Fevereiro deste ano de 2017, um novo posto de saúde, e a ele deu o nome de: “Unidade Básica de Saúde Dr. Dimitre Ramos Grandez de Araújo”, e está situada na Avenida dos Corretores de Imóveis, 758, no Bairro Alvorada.

 

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala