Por Denise Rohnelt Araujo
Em 16/12/2017

EDITORIAL

Estamos próximos do Natal, tempo de doar, de perdoar e de agradecer por tudo de bom que aconteceu durante o ano. Precisamos participar mais da vida de nossa cidade e tentar ajudar as pessoas mais necessitadas.

Hoje trago a receita de um drink elaborado pelas ex-Masterchef Livia Cathiard e Raquel Novais, que está fazendo o maior sucesso em São Paulo.

Aliás, muitos bares na capital paulista estão fazendo drinks com gin, uma bebida destilada a base de cereais e com uma infusão de especiarias e zimbro, tem o mesmo teor alcoólico que a cachaça, e é incolor e inodoro.
Uma opção para servir nas festas de final de ano com os amigos.

Até o próximo sábado!


RECEITA

GIN TÔNICA DAS CHEFS

 INGREDIENTES: 
50 ml de suco de tangerina
½ pimenta dedo de moça sem sementes em tiras para decoração
50 ml de gim
200 ml de água tônica
1 ramo de alecrim
Gelo
Fatias de tangerina em meia lua

 MODO DE FAZER: 
Coloque numa taça de boca larga o gelo, depois o suco de tangerina coado e o gin.
Complete com água tônica.
Adicione finas fatias de pimenta dedo de moça e as fatias de tangerina.
Finalizar com um ramo de alecrim e uma pimenta dedo de moça na borda da taça. Aproveite!


 A CACHAÇARIA DO DEDÉ LANÇOU DUAS BEBIDAS COM JAMBU QUE TREMEM O MERCADO AMAZÔNICO.

Na primeira edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA em 2015, o chef André Parente, lançou a JAMBUCANA, a cachaça com jambu. De coloração amarelo dourado, esta bebida destaca-se por sua leveza e equilíbrio, segundo o chef Dedé. Elaborada a partir da mistura a base de melado de cana e cachaça, com toque exótico do jambu amazônico, uma erva de origem indígena comum na culinária da Região Norte e muito conhecida pelo seu efeito quase anestésico, que dá uma sensação de tremor na boca.

Na edição deste ano da FIGA, o chef Dedé lançou a primeira e única cerveja feita com jambu amazônico, a JAMBUBIER. Sua receita tem como base a tradicional e artesanal cerveja Summer Ale. Refrescante e saborosa, seu lúpulo Ella proporciona uma explosão de aromas com notas de maracujá e manga, e a presença de um toque cítrico marcante, e traz o efeito de dormência na boca provocado pelo jambu.

A marca Cachaçaria do Dedé, criada pelo chef Dedé Parente em 1991, já conta com três unidades em Manaus e filiais nas cidades: Belém, Fortaleza e em Uberlândia – MG.

Este ano, o chef Dedé vai agregar mais uma marca ao grupo, o “Boteco do Dedé”, no Amazonas Shopping em Manaus.

A Jambubier e Jambucana podem ser encontradas nos empórios da Cachaçaria e em breve em outros estados.

INDÚSTRIA BRASILEIRA BAR E BURGUER, UMA MASTER IDEIA.

Em outubro as amigas e ex-Masterchef Livia Cathiard e Raquel Novais abriram o bar e burger Indústria Brasileira em São Paulo, que tem como ponto forte a culinária brasileira combinada com chopp fresco de cervejarias artesanais.

O local escolhido foi o bairro do Itaim, um dos pontos mais badalados da cidade. O ambiente remete a uma clássica fábrica antiga, mas com a alegria e descontração das proprietárias, tem um espaço aberto, mesas ao ar livre e noites com música ao vivo.

As chefs Livia e Raquel pesquisaram muito, viajaram até Nova York para conhecer os mais variados tipos de hambúrguer para buscar inspiração para sua hamburgueria.

Mas são os ingredientes nacionais, tipicamente brasileiros que dão o sabor nos pratos da casa.

Um dos burguer mais procurados é o Conexão Minas Amazônia, com queijo canastra, tomate tostado, aioli de tucupi negro. Aqui abro um parêntese para dizer que a ideia do aioli de tucupi negro, nasceu no dia que eu e a chef Raquel Novais estávamos conversando sobre os diferentes tipos de tucupi e eu apresentei para ela o tucupi preto da Manioca (PA), que tem um leve sabor defumado.

A Indústria Brasileira ainda tem outros burguer de sucesso como: Matéria Prima com queijo do reino, creme de abacate com bacon, alface; Mina de Ouro Cheddar com queijo cheddar derretido, crocante de bacon, cebola caramelizada e os tradicionais sandubas, preparados em pão francês, feitos com filé mignon ou linguiça e são servidos sempre acompanhados de vinagrete de maxixe.

Além dos sanduíches, as batatas fritas feitas na casa são uma excelente pedida, experimentem as batatas fritas cobertas com queijo brasileiro derretido e as fritas de Batata Doce, ambas acompanhada de BBQ especial de goiabada ou maionese da casa preparada com cachaça.

Pensando em todos os tipos de fome e de público, o Indústria Brasileira tem um Burger especial vegano, o Máquina Verde (Burger de lentilha e feijão, chutney de tomate, rúcula, creme de abacate). No cardápio existe ainda as saladas, como a Salada Verde, que leva lâminas de queijo canastra, semente de girassol e palha de beterraba.

E para o happy hour, o cardápio conta com petiscos tipicamente brasileiros como os Dadinhos de Carne Seca com Mandioca Frita, Iscas de Filé Mignon na Manteiga, Pastel de Feira, entre outras deliciosas porções de boteco.

O Bar e Burguer Indústria Brasileira tem no coração do salão uma grande chopeira que serve somente a bebida fresca, exclusivamente de cervejarias nacionais, como Wals, Colorado e Brahma. A carta de bebidas ainda conta com os drinks clássicos, com destaque para as caipirinhas que são preparadas com frutas sazonais, Gin tônica, Apperol, Negroni, Moscow Mule e Clericot.

Para quem quiser conhecer, o endereço fica na Rua Prof. Atílio Innocenti, 419 – Itaim

Tel: (11) 3078-3888.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 12h15 às 15h e das 18h à 0h; sábado das 12h à 1h e domingo das 12h à 0h.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas