Por Denise Rohnelt Araujo
Em 11/11/2017

EDITORIAL

A Cozinha do futuro é uma realidade, mas pouco se sabe sobre ela. Estou em São Paulo para ouvir o químico catalão Pere Castells que foi responsável pelo laboratório culinário do restaurante El Bulli do chef Ferran Adrià e pelo curso Ciência e Cozinha nas Universidades de Harvard e de Barcelona. Em 2016, publicou o livro "La cocina del futuro". Atualmente está envolvido com o projeto “Gastrocultura Mediterrânea” e é colaborador da revista “Investigácion y Ciencia”.

Ele vai falar sobre os novos produtos que estão sendo trabalhados para a área da saúde, como a ciência e a cozinha podem solucionar problemas de deglutição (em idosos, por exemplo) e como podemos tornar a cozinha mais sustentável com menos desperdício.

Pere Castells esteve em Belém em 2014 e ficou impressionado com a quantidade de alimentos existentes na Amazônia e que ainda são desconhecidos dentro no nosso país.

Por isso um dos temas em seu livro é como o mundo está vendo os ingredientes da Amazônia e do Cerrado. O que podemos esperar de novo em equipamentos e produtos? São tantas interrogações que na próxima semana trago algumas respostas para vocês.

A receita de hoje é da chef Ana Spengler, da Smart Temperos, ela desenvolveu uma receita especial e saudável: Torta prática de ricota. De fácil preparo e é uma ótima opção para um jantar leve e saudável. Que tal fazer neste final de semana?

Até o próximo sábado!

RECEITA
Torta prática de ricota

Chef Ana Spengler

 INGREDIENTES: 
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos
180 ml de leite desnatado
200g de iogurte natural desnatado
1 colher (sopa) de fermento químico
200g de ricota
50g de azeitona verde fatiada
250g de tomate cereja
Tempero Smart sem sal

Modo de preparo:
Para fazer a massa da torta, bata no liquidificador os ovos, o leite, o iogurte, o fermento, a farinha de trigo e o tempero sem sal Smart. Despeje numa forma untada e enfarinhada a massa da torta.

Sobre a massa, esfarele a ricota, coloque as rodelas de azeitona e os tomates, cortados ao meio. Asse em forno pré-aquecido a 180°C, por 30 minutos, ou até que a massa esteja firme e solta nas laterais.
Dica: a receita é para ser feita em uma forma para torta com fundo removível de 17 cm.

Eu Chef, um novo conceito de loja gourmet em Brasília

Estive em Brasília e conheci um lugar que é o paraíso dos gourmets e de todos os cozinheiros de plantão. Ainda não tinha visto um lugar como esse, refinado, com produtos gastronômicos para todos os gostos e bolsos. O Eu Chef é mais que uma loja gourmet, tem como objetivo proporcionar ao cliente uma experiência de tornar-se o chef na sua própria casa. A loja possui produtos gourmet, utensílios e alguns pratos semiprontos, como vários tipos de massas artesanais, inclusive recheadas, molhos, carnes, fundo claro de legumes, de aves e muito mais.

Os proprietários são o casal mineiro Kalene Morais e Jomar Antunes, que resolveram mudar de profissão e foram cursar gastronomia no IESB. E não pararam por aí, foram fazer um treinamento em cocção sous-vide (sob vácuo) ministrado pelos chefs espanhóis do restaurante El Celler de Can Roca, três estrelas Michelin, em Girona, na Catalunha.

Alguns de seus produtos foram preparados em sous-vide e estão resfriados ou congelados, prontos para o consumo.

Eles também possuem uma linha de vinagres frutados, azeites, óleos, licores, destilados e vinhos selecionados da marca alemã Vom Fass, que são guardados em barris, o cliente escolhe a quantidade e o produto é fracionado e embalado em garrafinhas de vidro. Por exemplo, pode escolher um vinagre balsâmico de Modena e levar apenas 100 ml do produto, ou um licor Limoncello para presente e pedir para engarrafar 300 ml, a escolha é do freguês.

Ainda possuem uma cozinha super equipada onde pretendem oferecer aulas com cozinheiros renomados de Brasília e de outros lugares.

A dica para quem estiver na capital federal é ir conhecer a loja Eu Chef que fica na 408 Sul, bloco D. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 15h. Telefone: (61)3554-2636 ou pode acessar o site http://euchef.net/ para verificar todos os produtos.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas