Por Moara Albuquerque
Em 13/11/2017

Olá, Leitor! Aqui, na Decore+BV, você vai encontrar dicas e soluções de arquitetura, decoração e design que você possa aplicar no seu dia-a-dia, fornecidas pela arquiteta Moara Albuquerque. Aproveite!

Somos a OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para criação de projetos comerciais e clínicos, criada com o intuito de promover a marca de nossos clientes com inovação e qualidade.

HORA DE REVESTIR

Descubra como ter uma paginação incrível para qualquer ambiente!

Como falar de revestimentos sem falar de paginação? Paginação é o planejamento da distribuição das peças de revestimento, de forma harmônica e otimizando a compra do material. Ela pode ser feita em várias formas diferentes, podendo criar desenhos e mosaicos, delimitar ambientes e até aumentar espaços!

O primeiro passo é colocar tudo na planta – o arquiteto irá fazer um projeto de paginação, mostrando cada peça a ser assentada, a posição e por onde se iniciará a execução, especificação do material, espessura do rejunte (quando houver) e outras informações técnicas específicas de cada projeto.

Isso é muito importante para não ter peças desalinhadas e perda desnecessária de material. O projeto auxiliará também na hora da execução de formas mais complexas, como paginações com desenhos ou com materiais de tamanhos, texturas ou medidas diferentes numa mesma superfície.

Aqui, o piso delimita os diferentes ambientes – cozinha e sala de estar. Projeto da Iná Arquitetura.

Com a planta de paginação, você fica seguro de que não comprará nem mais nem menos material do que a quantidade necessária. Além disso, não irá correr o risco de descobrir um erro no meio do processo de assentamento e ter que começar tudo de novo.

Dica: Para uma paginação perfeita, os arquitetos pensam sempre onde ficarão as peças “cortadas”. Assim, dê prioridade para as peças inteiras na área de maior circulação e coloque as peças com cortes nos cantos ou embaixo de móveis.

Exemplos de alguns tipos de possibilidades de paginação com uma peça retangular:

Como foi dito, a paginação pode transmitir a sensação de ampliar um ambiente. Para isso, você pode, por exemplo, usar pisos com formatos retangulares no sentido que você quer alongar. Peças de grandes formatos, como porcelanatos, trazem a sensação de ambientes maiores, pois têm poucas linhas de rejunte e “quebram” menos o visual do ambiente, dando o efeito de um grande plano.

Dica: A casa inteira não precisa ter o mesmo tipo de piso! (Nem o mesmo ambiente)

Um mix de texturas, cores e formatos no piso – trazem movimento e personalidade a qualquer ambiente.

Mosaico com diferentes mármores, feito com sobra de recortes de marmoraria. Projeto Barbara Gomes e Giulliana Savioli para CASACOR São Paulo em 2016.

Algo bem irreverente é misturar tipos diferentes de acabamentos no mesmo ambiente, como madeira com pedra, porcelanato e cerâmicas rústicas... por aí vai. O importante é conversar com o arquiteto para garantir que os dois materiais não irão entrar em conflito – uma dilatação maior que a do material ao lado pode fazer com que uma peça comece a se sobrepor à outra com o tempo.

Um ponto muito importante é considerar a área do ambiente – recomenda-se adquirir ao menos 10% a mais de revestimento para eventuais cortes, quebras, futuras reformas ou ainda caso o produto não esteja mais disponível no mercado na mesma textura ou tonalidade. Enquanto que em uma paginação tradicional a perda gira em torno de 10%, na diagonal pode chegar a 15%.

Detalhe da paginação feita no restaurante da CASACOR Pernambuco 2017, com porcelanatos Eliane.

 Gostaram das dicas? 

Mande seus comentários e suas dúvidas para o e-mail contato@opendoor.arq.br, com o título DECORE+BV. A sua dúvida ou sugestão pode ser o tema do próximo artigo da nossa coluna!Abraços e até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV