Social

Coluna Social 14 07 2018 6571

Com Nada * Como a Folha noticiou recentemente, há no IML, sete corpos de venezuelanos (a maioria mortos de forma violenta) no aguardo das famílias para sepultamento. O Governo do Estado se dispõe a ajudar, mas as famílias preferem transladar seus entes queridos para seu país de origem, o que custa caro, e o Consulado da Venezuela também não arca com as despesas. Conclusão: após 90 dias, todos serão sepultados como indigentes.

Com Tudo * Para quem gosta de esportes, atenção: neste sábado, 14, acontece no Pátio Roraima Shopping o “Batizado e Troca de Cordas de Capoeira”, organizado pelo Instituto Biriba. Cerca de 40 alunos, a partir de cinco anos de idade, participarão do evento, que contará ainda com a participação de alguns grupos de capoeira de Roraima. O evento vai acontecer no espaço Pátio Cultural, localizado no segundo piso do shopping, a partir das 16h.

Martha Pinheiro, recebendo troncentas homenagens neste final de semana, quando fica um ano mais maravilhosa. Na foto, ela divide clic com as queridas Kalu Brasil e Lourdes Pinheiro

No Pátio * E falando em Pátio Roraima, o domingo, 15, no shopping será da criançada. A A+ Comunidade Produtora Artística e Pedagógica, através do projeto Circo Linho, vai promover uma programação divertida e diferente, com foco na cultura circense. * A ação é gratuita, inicia às 18h e contempla um sarau especial infantil com o tema e uma oficina lúdica de confecção de narizes com recicláveis. O evento vai acontecer também no espaço Pátio Cultural.

Castanhita * O Boticário faz o lançamento da linha de cuidados diários, com a campanha “Faça isso por você”, em um comercial de TV que lembra as mulheres da importância de se dedicarem aos cuidados consigo mesmas e anuncia a sua nova linha Cuide-se Bem Castanhita. * Criado pela AlmapBBDO, o filme “Frases” traz um elenco de mulheres que circulam decididas pela cidade, usando camisetas com dizeres inspiradores como “Seja sua prioridade”, “Se apaixone, mas primeiro por você” e “Se amar é a maior revolução”.

Cristiane Cordeiro trouxe sozinha quatro medalhas das cinco conquistadas por Roraima no recente Campeonato Nacional Super Liga de Karatê

Idiomas * O Programa Idiomas Sem Fronteiras da UFRR, através do Núcleo de Línguas, está com inscrições abertas até o dia 17 deste mês, para cursos presenciais de Espanhol e Português para estrangeiros. As aulas acontecerão de 14 de agosto a 6 de setembro. * Para o Curso de Espanhol A2, o candidato deverá comprovar conhecimento no nível A1. Já o Curso de Português é voltado para servidores, técnicos e alunos estrangeiros. Para se inscrever, basta acessar o site, fazer seu login no sistema, clique no botão azul “Aulas Presenciais”.

Ícone * Neste sábado, o grupo 7 Elos apresenta mais uma superfesta na Boate Ícone, voltada para todos os públicos. Aliás, as noites de sábado na Ícone têm sido de muita diversidade e alegria sem preconceitos. * Hoje, por exemplo, a Ícone contará com a presença VIP da sensação do Instagram Biga Kalahare, que atenderá os fãs e curtirá a noite numa das melhores vibes que têm na cena atual de Boa Vista.

Ícone II * Além de Biga Kalahare, a noite na Ícone contará com a apresentação dos DJs: DYO sensação do momento que vai lançar seu mais novo set, Natus Vince, Beto Brown e Handerson Matos, com um mix que vai de funk ao tribal passando por pop, eletrônica. * A balada na Ícone Club terá uma superestrutura de efeitos especiais na iluminação e fumaça. Informações e camarotes: (95) 99128-3310.

O folclorista Jacildo Bezerra, com a Cunhã Poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, durante o Festival Folclórico de Parintins

#Rápidas * A página de hoje é dedicada a Dra. Kelly Fraga, que inaugura idade nova neste sábado. * Também de aniversário hoje Fábio Alencar, Bia Fortes e Mariana Jordão. * Amanhã quem estará recebendo quilométricas homenagens é o querido amigo Edmilson Jr. (Jr Formaturas e Eventos). * Ainda de aniversário domingo o Sr. Raimendo Marques, Clenúbia Brito e Cinara Cardoso da Costa. * A Universidade Federal de Roraima, em atendimento à recomendação do Ministério Público Federal, alterou o cronograma do Processo seletivo indígena que ocorreria neste domingo, 15. * A motivação principal para a mudança de data é o período intenso de chuvas que afetou grande parte das regiões do Estado, inviabilizando o deslocamento dos indígenas para a realização da prova. * A Comissão Permanente de Vestibular da UFRR deverá informar posteriormente a nova data do seletivo.

    Perfil   

Eli Cruz: “…os dois títulos conquistados esse ano têm um sabor muito especial…”

Eli Cruz é o presidente da Quadrilha Eita Junino, que nos 20 anos de existência conquistou vários títulos. Ele é acadêmico de administração no Centro Universitário Estácio da Amazônia, entrou na Eita há 9 anos como brincante e posteriormente assumiu cargo na Diretoria do Grupo Folclórico, que é tetracampeão do Arraial Estadual do Anauá e pentacampeão do Arraial Municipal Boa Vista Junina, além de ser bicampeão nacional. Mas sob a presidência de Eli Cruz, cuja posse se deu em janeiro deste ano, a Eita Junino conseguiu um feito nunca antes conquistado por nenhuma outra quadrilha junina local. Este ano, a Eita Junino foi campeã dos dois grandes arraiais do Estado: o municipal, Boa Vista Junina, e o estadual, Arraial do Anauá, com o tema “Meu São João Virou Tradição”. * Porque você decidiu participar de uma quadrilha junina? Foi meio que por acaso. Eu não gostava de quadrilha junina, porém já dançava outros ritmos, até que recebi o convite de uma amiga pra substituir um dançarino que havia sofrido um acidente. Fui um pouco relutante em aceitar, mas apesar da insistência dela eu aceitei e estou até hoje. * Nesses nove anos de Eita Junino, o que você avalia como as maiores dificuldades enfrentadas pelo grupo? Graças a Deus nós temos uma diretoria muito forte e batalhadora, então todas as dificuldades que aparecem nós a tornamos fácil, fazemos isso pelos nossos brincantes e principalmente pelo nosso público que é apaixonado pela Eita Junino. * E quais foram as maiores emoções? Dançar na Eita é um turbilhão de emoções. São tantas que é difícil destacar alguma, mas eu diria que os dois títulos conquistados esse ano têm um sabor muito especial, porque não é sempre que uma única quadrilha vence o Estadual e o Municipal no mesmo ano. Claro que eu não poderia deixar de falar dos dois títulos nacionais. Somos a única quadrilha da Região Norte que tem esse título, conquistado em 2009 no Ceará e 2015 em Brasília. * Como você tão jovem chegou à presidência de uma quadrilha junina tão importante como a Eita Junino? Acredito que a idade independe de responsabilidade, sempre fui muito responsável com as minh
as obrigações dentro da quadrilha, acho que isso contribuiu muito na eleição da nova diretoria. * As quadrilhas juninas de Roraima têm sido exemplo em vários aspectos e são responsáveis por fantásticos espetáculos durante os festejos de junho. Na sua opinião, a que se deve esse sucesso? Acredito que o amor. Amor pelo seu grupo e amor pela cultura. Digo isso pelo que vivo dentro da quadra da Eita Junino e acredito que nas outras quadrilhas deve ser assim também. * A organização e o figurino são marcas registradas da Eita Junino. Como é feito esse trabalho no grupo? A Eita Junino sempre foi uma quadrilha extremamente organizada, pensamos em cada detalhe desde a escolha do tema até a última apresentação do ano. O nosso figurino sempre vem de acordo com o que o tema pede, sem deixar fugir o desenvolvimento da apresentação. * Qual é a importância da equipe de bastidores durante a apresentação da Eita? Sem a equipe de apoio, nós não teríamos o sucesso que temos hoje. Eles trabalham incansavelmente junto com a gente, carregam peso, passam madrugadas em claro, até ensaiam para que tudo ocorra como o planejado. Todos os anos a nossa equipe de apoio é elogiada nas justificativas dos jurados. * E com relação ao cenário? Sempre fazemos um investimento muito grande em cenários e adereços durante a apresentação, esse é mais um diferencial da Eita. Todo o material começa a ser confeccionado um mês antes, para que seja finalizado no prazo, também fazemos ensaio com os mesmos. * Como acontece a escolha dos temas? Geralmente acontece no mês de novembro ou dezembro. Toda a diretoria da quadrilha se reúne, o diretor que tiver um tema tem que planejar uma apresentação, defender o seu tema na reunião, então é feita uma votação, é escolhido aquele tema que obtiver mais votos. * O que é ser “quadrilheiro”? Ser quadrilheiro é ser impactante, é ser emocionante, é ser elegante, é promover a cultura, é promover alegria, é promover animação, é sentir o coração bater ao tocar de uma sanfona, é ver a felicidade aumentar ao ver o mês de junho chegar, é explodir de emoção ao ver sua quadrilha dançando em quadra. * Que mensagem o presidente da campeã Eita Junino deixa à população? Muito amor e entrega pela cultura e por vocês. O pulsar no nosso peito é algo inexplicável quando dançamos para vocês. Obrigado por nos acompanhar, nos assistir e principalmente nos amar.