Social

Coluna Social 03 01 2017 3461

Em Baixa* Depois de mandar recolher as cédulas de cem bolívares e fechar as fronteiras com o Brasil e a Colômbia, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu que em 15 de dezembro colocaria em circulação as cédulas de 500 bolívares. Como isso não aconteceu, marcou para 26 de dezembro outra data para a circulação da nova cédula, o que também não cumpriu. Agora prorrogou a circulação das notas de cem até 20 de janeiro. Em Alta* Ainda sobre a festa da virada do ano, a dinâmica equipe da Secretaria de Estado da Cultura, pilotada por Selma Mulinari, está de parabéns pela organização do fantástico Réveillon no Parque Anauá, prestigiado pelas famílias e sem qualquer registro de violência. Tão logo terminou o evento, as equipes de limpeza retiraram todo o lixo do local e o parque amanheceu no primeiro dia do ano limpinho.

A Secretária estadual da Cultura, Selma Mulinari – na foto com seu marido, Vilson Mulinari – coordenou a bem-sucedida festa de Réveillon no Parque Anauá, que contou com a participação de equipes de várias Secretarias 

Caos* Quanto tempo mais o povo venezuelano irá aguentar as loucuras do ditador Nicolás Maduro é o que todos se perguntam. Com o país mergulhado numa recessão sem precedentes, onde falta desde produtos de higiene pessoal a comida, os que não fogem sofrem com a violência.* Quem se rebela contra o regime, vai preso ou é assassinado. E apesar da maioria dos parlamentares ser de oposição, tudo que o Legislativo decide Maduro reverte na “Justiça”. Caos II* Analistas políticos afirmam que era simples resolver a situação da Venezuela. Bastava ter cumprido a lei e convocado o Referendo Revogatório, ao qual, aliás, o próprio Hugo Chávez se submeteu e venceu.* Mas o ditador Nicolás Maduro, sabendo que perderia, não permitiu que isso acontecesse e mergulhou o país nesse caos, o qual o mundo assiste sem poder fazer absolutamente nada. Somente os venezuelanos poderão resolver essa “jaca”, pois o povo bota (no poder) e só o povo tira. Neologismo* Nos últimos tempos, temos nos deparado com palavras que não existiam, não se sabe exatamente quem as criou, mas que caíram na boca do povo e, devido ao uso e costume, acabaram até entrando para os dicionários.* Estamos falando de neologismo, fenômeno linguístico que cria palavras ou expressões novas. O neologismo pode tanto criar uma palavra inexistente na gramática, como utilizar uma que já existe para dar sentido e significado diferentes. Neologismo II* Um exemplo claro de neologismo é, sem dúvida, a palavra “sofrência”, cujo significado é uma espécie de junção das palavras “sofrimento” e “carência”. A sofrência, de acordo com especialistas em neologismo, é o mesmo que “desilusão amorosa”.* Na verdade, a “sofrência” é um estado de espírito de quem foi traído, ou se decepcionou com um amor não correspondido. Traduzindo em português claro, sofrência não é outra coisa senão “dor de cotovelo”.

Christina Campello e família receberam amigos em sua nova residência, em Boa Vista, para uma maravilhosa festa de Réveillon. Na foto, ela divide clic com Helane Freire

Shoppings* Nesses tempos de calor, a gente tem mais certeza de que a melhor coisa que já inventaram por aqui, nos últimos tempos, foram esses dois shoppings, que já se tornaram pontos de encontros das famílias.* Além do clima agradável, nesses centros comerciais dá para passar o dia inteiro passeando, vendo e comprando coisas lindas, divertindo as crianças, bebendo e comendo coisas deliciosas. Bem-vinda* Para celebrar sua mudança do Rio de Janeiro para Boa Vista, a querida Christina Campello reuniu sua família e os amigos daqui para uma maravilhosa festa de boas-vindas a 2017.* Além da ceia deliciosa, houve queima de fogos e brinde com champagne em clima de altíssimo astral. Seja bem-vinda a Roraima! Judicial * A Câmara Municipal recebeu, no final no primeiro dia útil do ano, notificação da Justiça, expedida pelo juiz substituto plantonista da Comarca de Boa Vista, Marcelo Oliveira, suspendendo os efeitos da Resolução 205/206, de autoria da Mesa Diretora, sobre aumento de subsídio dos vereadores para o exercício de 2017 a 2021.* O presidente, Mauricélio Fernandes, encaminhou a documentação à Procuradoria Jurídica da Casa, que deverá se pronunciar sobre o assunto.

A bela Deisy de Andrade escolheu a cidade do Rio de Janeiro para passar o Réveillon

Trânsito livre* Estava agendado para ontem, às 15h, no Palácio Senador Hélio Campos, o anúncio das mudanças que o Governo do Estado fará no início deste ano, mas essa comunicação oficial foi adiada.* Até o fechamento desta edição, ainda não havia sido informado quando a governadora Suely Campos fará o anúncio das novidades para 2017.* Aliás, nos bastidores não se fala em outra coisa senão nos possíveis nomes que assumirão cargos estratégicos no Executivo estadual. * Nesse meio tempo, muitos aproveitam o ensejo para promover aquela friturazinha básica contra outrem. Mas tem gente que pode estar com o filme esturricado, mas não sai de jeito nenhum.  

O deputado Coronel Chagas e sua esposa, vereadora Aline Rezende, recebem hoje kilométricas homenagens por conta da idade nova dele

Vale ConferirFeriados * Serão 12 os feriados de 2017. Haverá mês que teremos dois feriados, como, por exemplo, abril. Em julho e agosto não haverá nenhum.  Viva Bella * Com a chegada de janeiro, começa a grande expectativa para a data da grande promoção de queima total de estoque que a estilosa Lucinda Prado realiza todo ano na Maison Essencial Viva Bella.