Social

Coluna Social 26 03 2018 5887

Com Nada * Alguém já contou quantos corpos de jovens assassinados já foram desovados nos arredores da cidade este ano, mortos a tiros, facadas e pauladas, com sinais claros de tortura? Não há uma única semana, que não sejam encontrados cadáveres nessas condições na nossa Capital. As autoridades não têm dito muita coisa sobre essa triste realidade, enquanto a maioria da população faz olhos e ouvidos de mercador e outros tentam culpar os venezuelanos pela insegurança a qual estamos submetidos, porque é mais fácil por a culpa nos fracos e oprimidos.

Com Tudo * O Ministério Público de Roraima desencadeou a Campanha #Somostodospelapaz, com o objetivo de esclarecer a população que incitar o preconceito contra estrangeiros é crime previsto no Art. 20 da Lei 7.716/89. Isso significa que, quem desobedecer a Lei está sujeito às penalidades previstas na mesma. Aliás, essa campanha é um alerta contra muitos crimes de racismo e xenofobia que têm sido cometidos diariamente contra imigrantes por meio das redes sociais, os quais a polícia já está investigando, por solicitação do MPE.

As gêmeas, Renata e Roberta Pinheiro, com sua maravilhosa mãe, Lourdes Pinheiro, na comemoração de suas idades novas em dose dupla

Na Coletiva I* O Bispo Diocesano de Roraima, dom Mário Antônio da Silva, durante Coletiva na Prelazia, agradeceu e reconheceu as inúmeras pessoas que se colocam no serviço à acolhida solidária aos imigrantes venezuelanos que chegam ao Estado.* Além disso, deixou claro que discorda de grupos que vão as redes sociais promover a xenofobia e articular a prática de atos violentos, como foi o caso em que um grupo de manifestantes de Mucajaí, que invadiu o abrigo onde estão os imigrantes e atearam fogo nos seus pertences. Na Coletiva II* D. Mário Antônio da Silva admitiu que a nossa cidade mudou, mas isso não dá o direito de maltratar, desrespeitar, causar danos aos bens dos imigrantes, fragilizando ainda mais a situação deles. O bispo convocou os cristãos ao fortalecimento da rede de cooperação e acolhida. * Na coletiva, foi anunciada uma Nota assinada por 46 entidades que se posicionam em favor da acolhida dos imigrantes venezuelanos e manifestam discordâncias às posturas xenofóbicas e atos violentos de alguns grupos da sociedade roraimense.

Noivado: Franciany Veras e Valentin Collins trocaram alianças na mão direita, no último fim de semana – Foto: Hélio Holanda

Da Manifestação * Enquanto um pequeno grupo de brasileiros fazia manifestação em frente à Praça Simón Bolívar, onde centenas de venezuelanos estão acampados, os imigrantes faziam orações e choravam muito, na manhã de sábado. * Os manifestantes alegaram que o protesto era contra o poder público e não contra os imigrantes. Então, deveriam ter ido pra frente dos órgãos públicos (Palácio, Assembléia, TJRR), onde por certo seriam ouvidos, e não para o local onde os fragilizados estrangeiros se encontram em condições subumanas de vulnerabilidade. Musical * Um dos maiores musicais de Boa Vista, o “Auto de Páscoa”, produzido e apresentado pela Igreja Batista Monte Sinai, inicia nesta quinta-feira, 29, a temporada de apresentações de sua 3ª edição com o tema “Precioso Sangue”. O espetáculo continua na sexta-feira, 30 e sábado, 31. * As apresentações do musical cristão reiniciam na semana seguinte nos dias 5, 6 e 7, em horários diferenciados. São cerca 200 pessoas, entre cantores, atores, músicos e dançarinos, envolvidos no espetáculo inspirado na Paixão de Cristo, narrado em 17 cenas, do nascimento a ressurreição.

Simone Zahirah, expert em danças árabes, recebendo homenagens hoje por conta de sua troca de data – Foto: Luan Pablo Amarante

#Rápidas* Trocando de data hoje, Regina Ramos, Márcia Brito Wanderley, Sílvio Silvestre de Carvalho, Gelson Pedrossi Filho e Cel. Arnóbio Bessa. * As gêmeas, Renata e Roberta Pinheiro, receberam convidados especiais na residência da sua adorável mãe, D. Lourdes Pinheiro, para uma noite pra lá de agradável. A maravilhosa festa foi em comemoração dupla de seus aniversários. * O Centro Jurídico de Roraima, em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia e a Universidade Federal de Roraima, estará realizando no período de 10 a 12 de abril, o X Congresso Jurídico de Roraima (X CONJURR).* O tema desta edição do Congresso Jurídico de Roraima será sobre os “30 anos da Constituição da República” e abrirá espaço para apresentações de trabalhos científicos de alunos cursantes e egressos, e professores interessados.* As formas de apresentação poderão ser oral e banners e visam estimular e valorizar a produção teórica e científica dos profissionais da área do direito e dos acadêmicos. * Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 5 de abril, pelo e-mail [email protected]. O X CONJURR acontecerá no auditório do CAF (Centro Amazônico de Fronteiras) e as inscrições online já estão abertas no site cejurr.com.

O engenheiro, Wanderson Araujo Luz, está de volta à Boa Vista. Na foto, ele divide clic com a assistente social Juliana Barros, no Espaço D’ Rose

Tá Valendo Adiado * A Universidade Federal de Roraima informa que a Aula Magna 2018.1, que aconteceria nesta segunda-feira, 26, teve de ser adiada, devido a questões de saúde do palestrante, Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado. A Administração Superior informa que, tão logo a nova data seja marcada, será informada. Desafio i9* Chega a Roraima o “Desafio i9 – Seu corpo em 21 dias/Blitz Fit Roraima. Nesta segunda-feira, 26, às 19h, na sede do Sinterr (Av. Santos Dumont – 31 de março, em frente à Praça dos Bambus), haverá uma palestra gratuita sobre o assunto. Informações: 98116-7515.

Darbilene do Valle e seu amado Mecias de Jesus, felizes ao celebrar hoje a idade nova dela