Por Denise Rohnelt Araujo
Em 23/06/2018

ENTRADA

Realmente São Paulo é uma cidade que respira gastronomia de todas as formas. Na semana passada passei pela maior feira na área de alimentação fora do lar – Fispal Food Service, e vi as novidades do setor que já falei para vocês.

Estive no Fórum sobre gestão organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel nacional, e pude encontrar empresários do setor de vários estados e saber o que estão trabalhando e principalmente sobre os eventos que vão acontecer.

Ainda pude fazer dois cursos do Instituto Brasil a Gosto e visitei novos restaurantes como a Casa de Ieda, que serve cozinha nordestina de raiz, diretamente da Chapada Diamantina e que tem o casal Ieda e Junior a frente do negócio. Neste restaurante aconchegante com vinte lugares, a baiana Ieda serve uma comida afetiva, com um cardápio enxuto com duas opções de entrada e quatro pratos principais, servidos em lindas marmitas. Destaco o bolinho de pirão de leite com queijo coalho e recheado com carne de sol como entrada ou tira-gosto, e como prato principal baião de dois feito com feijão de corda e carne de sol artesanal.  O restaurante Casa de Ieda abre de terça a sábado para almoço a partir do meio dia, fica na Rua Ferreira de Araujo 841, Pinheiros em São Paulo.

E antes de voltar para Boa Vista participei da festa de 15 anos da revista Prazeres da Mesa e da premiação dos melhores da gastronomia em 2018. Fiquei muito feliz de rever tantos amigos de norte a sul do Brasil. Destaco a presença das lindas Boieiras do Mercado Ver o Peso de Belém, que foram levadas pelo Governo do Estado do Pará através da secretaria de Turismo e serviram delícias paraenses na festa da revista. O amigo Nazareno Alves do Point do Açaí, levou sua máquina de bater açaí para as pessoas provarem o verdadeiro sabor da fruta amazônica. E o chef Saulo Jennings do restaurante Casa do Saulo de Santarém, recebeu o prêmio de melhor restaurante da região norte. A Prazeres da Mesa também nos presenteou com um show de viola pantaneira com Gabriel Sater, filho de Almir Sater e que está trilhando o mesmo caminho do pai.

A receita de hoje é do Instituto Brasil a Gosto e, do livro “Básico” da chef Ana Luiza Trajano.
Até o próximo sábado!

RECEITA DO DIA
Baião de Dois
Chef Ana Luiza Trajano

INGREDIENTES:
500g de carne seca ou carne de sol dessalgada e em cubos
2 xícaras de chá de feijão verde
2 colheres de sopa de óleo de milho
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 xícaras de chá de arroz branco
4 tomates sem pele e sem sementes em cubos
¼ maço de cebolinha verde picado
¼ de maço de coentro picado
2 xícaras de chá de queijo de coalho grelhado e cortado em cubo
Sal a gosto

MODO DE FAZER:
Cozinhe a carne seca na panela de pressão por 30 minutos.
Cozinhe o feijão verde com um pouco de sal até ficar al dente; desligue e  guarde a água do cozimento.
Aqueça o óleo de milho e refogue a cebola com o alho até murchar. Junte o arroz, refogue mais um pouco. Acrescente a carne seca e o feijão verde. Misture e cubra com a água de cozimento do feijão até ultrapassar os ingredientes em três dedos. Cozinhe até o arroz ficar macio, junte o tomate, a cebolinha, o coentro e o queijo coalho. Aqueça um pouco e sirva.

CURSOS DE BEBIDAS BRASILEIRAS NO INSTITUTO BRASIL A GOSTO

Tive a oportunidade de participar de dois cursos sobre bebidas brasileiras com duas profissionais maravilhosas no Instituto Brasil a Gosto, que tem a chef Ana Luiza Trajano como presidente. O Instituto iniciou o ciclo de cursos com grandes nomes femininos do setor de coquetelaria e bebidas, que por muito tempo foi terreno masculino.

Foram quatro cursos: “Cachaça, gin e outros destilados brasileiros” com Isadora Fornari; Vinhos nacionais com Gabriela Monteleone; Drinques e garrafadas com a mixologista Neli Pereira; e a degustação guiada de cervejas brasileiras com embutidos artesanais ministrado pela sommelier Carolina Oda.

Participei do curso sobre drinques e garrafadas da mixologista Neli Pereira que também é jornalista e proprietária do Espaço Zebra, uma mistura de ateliê e galeria de arte do artista Renato Larini com o bar Apotecário que fica no bairro do Bexiga, na Rua Major Diogo, 237.

O curso da mixologista trouxe a coquetelaria elaborada com folhas, raízes e cascas, antes utilizadas na medicina natural, e que agora servem como base para bebidas feitas a partir de infusão com catuaba, puxuri, cumaru, carqueja, boldo, mastruz, jambu, entre outras tantas.

As infusões podem ser elaboradas com cachaça, vodka ou álcool de cereais na maioria dos ingredientes. Mas para cascas, madeiras e raízes podem ser feitas com uísque, Bourbon, rum envelhecido ou tequila, por exemplo. E para as plantas mais delicadas podem ser elaboradas com gim ou pisco, entre outras bebidas brancas.

Neli vem pesquisando a algum tempo várias ervas brasileiras e tem na sua carta de drinques, bebidas com jambu, mastruz e até tucupi amarelo. Foi bem interessante conhecer mais sobre essa a nova coquetelaria brasileira.

Já o curso de degustação guiada de cervejas artesanais brasileiras harmonizadas com embutidos foi ministrado pela sommelier Carolina Oda. As cervejas foram escolhidas para que harmonizassem com os embutidos espanhóis elaborados pela marca Pirineus, que foi fundada em 1958 em São Paulo pelo catalão José Ribas e hoje é administrada pelos irmãos Nadia e Raul, terceira geração que se dedica à produção artesanal de embutidos como: linguiças, chorizo, copa, lombo, cantimpalo, sobrasada, morcilla, butifarra, entre outros. Acessem o site www.pirineus.com.br para saber mais sobre os produtos e saber onde podem encontrá-los.  

As cervejas artesanais foram de marcas variadas e com sabores do ácido ao mais forte com café e que foram grandes surpresas nas suas combinações.

Todos os cursos são abertos ao público e na próxima semana, o Instituto está preparando os cursos sobre kombuchas, refrigerantes naturais e conservas que será ministrado pela Companhia dos Fermentados. O Instituto Brasil a Gosto fica no Campus da Liberdade da FMU, Avenida Liberdade, 654. Mais informações acessem www.brasilagosto.org

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!