Por Denise Rohnelt Araujo
Em 23/09/2017

EDITORIAL

Repercutiu toda a semana e continua ecoando a apreensão dos 160 quilos de alimentos de origem animal (80 kg de queijos e 80 kg de linguiças artesanais) da chef Roberta Sudbrack durante uma ação da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro no evento Rock in Rio.

A chef Sudbrack, que inclui na sua trajetória o título de melhor chef mulher do mundo na lista 50 Best Restaurants, pretendia vender seu Sud Dog, um cachorro quente gourmet feito com linguiça artesanal de São Paulo e queijo de Pernambuco. Todos os produtos dentro do prazo de validade, produzidos de acordo com as normas sanitárias, mas apenas com selo de inspeção dos estados de origem, e por esse motivo, não poderiam ser vendidos e nem consumidos no Rio de Janeiro, pois não tinham o Selo de Serviço de Inspeção Federal (S.I.F).

A apreensão e o descarte dos produtos artesanais, 160 quilos de alimentos bons para o consumo, que foram diretamente para a lixeira, reacenderam a discussão sobre a necessidade de uma reforma e adequação da legislação que rege o sistema de controle dos produtos de origem animal.

A grande discussão está na falta de uma certificação federal para que pequenos produtores possam se adequar e vender seus produtos de origem animal além dos seus estados de origem, não dá para exigir que a mesma legislação seja aplicada para a grande indústria de alimento e ao pequeno produtor.

O assunto é muito extenso e o espaço pequeno, nas minhas redes sociais o leitor pode ler mais sobre o que está acontecendo e até participar da petição que solicita aos legisladores municipais, estaduais e federais, uma revisão urgente das leis sanitárias do Brasil.

A receita de hoje foi enviada pela chef Ana Spengler, da Smart Temperos, um petisco superfácil feito com sal negro que pode ser feito no final de semana.

Até o próximo sábado!


 RECEITA 

Bolovo da Chef Ana Spengler

 INGREDIENTES: 
4 ovos cozidos
1 ovo
50 ml de leite
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
500g de carne moída
Sal Negro SMART
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

 MODO DE PREPARO: 
Tempere a carne com o sal negro, adicione a farinha de rosca e o ovo cru. Misture bem e junte o leite na mistura. Achate a massa de carne e recheie com ovo cozido, moldando o formato de bola. Passe na farinha de rosca para empanar e frite em óleo quente até deixar dourado. Rendimento de quatro porções.


PARIS SERÁ PALCO DO PRIMEIRO JANTAR DE GALA EM PROL DO REFETTORIO GASTROMOTIVA

Na abertura da Semana de Moda, Paris terá uma noite de gala e do bem. No dia 26 de setembro, primeiro dia de desfiles, o projeto Gastromotiva Great Food For a Better World chega a sua quarta edição e desembarca em um dos restaurantes mais luxuosos e premiados da capital francesa, o Pavillon Ledoyen.

O evento é para levantar fundos para o Refettorio Gastromotiva, idealizado pelo líder social David Hertz, pela jornalista Alexandra Forbes e pelo chef italiano Massimo Bottura (Osteria Francescana) e que foi inaugurado durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado. O chef Yannick Alléno abre as portas do seu restaurante para um jantar que receberá apenas 100 pessoas, harmonizado com champanhe Krug e vinhos Petrus, Cheval Blanc e Yquem, entre outros.

Antes do jantar haverá um coquetel onde serão leiloados itens e experiências especialíssimos, como: bancos desenhados pelos irmãos Campana; joias de Jack Vartanian e Carla Amorim; vinhos da loja nova-iorquina Sherry-Lehmann; uma experiência Château d’Yquem e Château Cheval Blanc; um fim de semana em Nova York para dois casais incluindo degustação de grandíssimos vinhos e outros.

Daniela Falcão, diretora geral da editora Globo Condé Nast, será a madrinha dessa grande noite, que terá como mestres de cerimônia o jornalista Bruno Astuto e a atriz Carolina Ferraz; e foi produzido pela jornalista Alexandra Forbes, TAO Public Relations e coproduzido por Helen Kupfer, uma das fundadoras do site Paris Mania.

O valor do convite é de € 1800 e para mais informações sobre disponibilidade e compra acesse: www.parisgala.com.

FARTURA COMIDAS DO BRASIL DESEMBARCA EM PORTUGAL

O evento que é tradicional no Brasil e tem uma experiência de 20 anos, e é responsável por uma pesquisa intensa e aprofundada sobre a cultura gastronômica brasileira, realiza importantes festivais gastronômicos nas principais capitais brasileiras, a Plataforma Fartura Comidas do Brasil chega a Portugal, trazendo um pouco da culinária brasileira.

Entre os dias 22 e 25 de setembro, chefs portugueses e brasileiros, por meio da culinária dos Estados de Minas Gerais e Ceará, irão trocar experiências gastronômicas. Portugal é um dos berços da gastronomia brasileira, tendo influenciado o modo de preparar receitas e utilizar ingredientes. Este intercâmbio entre Brasil e Portugal, promovido pelo Fartura – Comidas do Brasil, tem o intuito de resgatar as origens de alguns dos costumes, além de dar a oportunidade de os portugueses conhecerem o trabalho realizado pelo projeto, em um roteiro que inclui degustações, jantares e passeios.

A viagem começa com um evento exclusivo para convidados no principal restaurante de Lisboa, o Belcanto, do chef José Avillez, único do país a receber duas estrelas Michelin.

Hoje, dia 23, Vitor Sobral e Ivan Prado, coordenador gastronômico do SENAC Ceará, reúnem-se no Peixaria da Esquina, para fazer um menu com frutos do mar, mostrando semelhanças e diferenças das técnicas de preparo cearense e portuguesa.

Ivan é convidado especial do Fartura para representar seu Estado, que, assim como Minas Gerais, está adotando uma política de valorização da culinária cearense.

No dia 24, a chef Justa Nobre é a anfitriã, e ao lado do mineiro Ivo Faria, do Vecchio, de Belo Horizonte, prepara um cardápio especial em seu restaurante A Justa, onde é famoso por servir receitas tradicionais portuguesas com um toque contemporâneo.

Para fechar a programação, no dia 25, o Fartura promove uma experiência no Palácio Quinta da Bacalhôa, antiga propriedade da Casa Real Portuguesa, situada na cidade de Azeitão. Setembro é o mês das vindimas e os convidados poderão participar do processo de colheita de uvas, degustação de vinhos e harmonizações. O menu será realizado pelos chefs Ivo Faria (Belo Horizonte - MG), André Magalhães (Lisboa) e Ivan Prado (Fortaleza - CE), que celebrarão o melhor da gastronomia dos dois países.

Os Festivais Fartura voltam ao Brasil depois de Portugal e continuam com a 4ª edição do Festival Fartura Belo Horizonte, nos dias 21 e 22 de outubro. O evento oferece dois dias de celebração à gastronomia brasileira com os espaços: Chefs e Restaurantes, Produtos e Produtores, Degustação, Interativo, Educacional, as Cozinhas ao Vivo, além da programação artística.

Nos dias 28 e 29 de outubro acontece a primeira edição do Fartura Belo Horizonte Kids com uma programação gastronômica e artística toda voltada às crianças e suas famílias. Será o primeiro Festival pensado para agradar os pequenos, com profissionais especializados no ramo, as crianças vão colocar a mão na massa aprendendo receitas especiais, oficinas separadas por idade e atividades que busquem aproximar o universo gastronômico, unindo diversão e conhecimento.

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Festival Fartura – Comidas do Brasil será em Belém, na Casa das Onze Janelas, e terá parceria com o Festival Ver-o-Peso, realizado pelo Instituto Paulo Martins. Será a primeira vez que o evento acontece na cidade, que tem uma das principais gastronomias do país e não poderia ficar de fora. Logo depois, será Fortaleza que receberá o Festival, que acontecerá pela terceira vez nos dias 25 e 26 de novembro, no Iate Clube de Fortaleza.

Quer saber mais? Acessem o site: http://farturabrasil.folha.uol.com.br/

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas