Por José Maria Neto
Em 15/12/2017

Como estudar para a prova da SETRABES

Bom dia concurseiros,

Demorou, mas finalmente o tão aguardado edital do concurso da Setrabes foi lançado.

Como já havia adiantado para vocês, as vagas são destinadas aos cargos de ensino médio e formação superior. As 73 vagas disponibilizadas para preenchimento imediato são para os cargos de Administrador, Contador, Sociólogo, Agente Sócio Orientador (nível médio) e Agente Sócio Geriátrico (nível médio).

Além das vagas para o preenchimento imediato, o edital trouxe previsão para cadastro de reserva para quase 200 postos que, devido a demanda, com absoluta certeza serão convocados nos próximos anos.

Apesar de a prova estar agendada apenas para o mês de abril de 2018, os cursinhos da cidade já estão montando turmas para este concurso, sobretudo pelo fato de muitos alunos universitários estarem de férias e aproveitarem o tempo ocioso para estudarem para concursos (IPER e PM também).

A respeito da banca responsável pela realização do concurso, UERR – Universidade Estadual de Roraima –, ela é conhecida entre os concurseiros como uma banca que, em sua grande maioria, costuma trazer questões que representam puramente a letra da lei. Essa característica se mantém nos dias de hoje como foi constatado nos últimos concursos promovidos no Estado (Codesaima e Pedagogo).

Outra característica típica da UERR, é que as questões apresentadas na prova não costumam englobar todo o conteúdo exigido pelo edital. Assim, recomenda-se o estudo por completo do edital do concurso, utilizando-se dos padrões das provas antigas e de fórmulas adotadas rotineiramente pela banca para não ser pego de surpresa na “hora h”. O conhecimento explícito do edital e o treinamento pelas questões da UERR costumam produzir um resultado interessante, pois você vai se sentir mais familiarizado com o conteúdo das questões.
Com base nessas informações, recomenda-se, basicamente:

- Leitura periódica das leis exigidas pelo edital;
- Resumo das leis e tabela de prazos;
- Revisar constantemente os resumos e as tabelas;
- Uso de material adequado e atualizado, conforme o edital.
- Muitos exercícios no estilo da prova realizada pela banca (pode-se utilizar o estilo FCC e FUNCAB também).

Antes que eu esqueça, não dê muita importância para Súmulas Vinculantes e Jurisprudência, salvo a mais tradicional, nesse tipo de prova. A UERR costuma pautar suas questões na literalidade da lei e na doutrina mais tradicional.
Tenham um ótimo final de semana.

REGISTRO

Registro de mais um momento muito especial em sala de aula. Dessa vez, com minha aluna da terceira idade, Marcela, na turma do Projeto Qualifica Roraima da Univirr/Setrabes. Obrigado pelo carinho de todos.

 FIQUE LIGADO 

INSCRIÇÃO IPER
As inscrições para o concurso do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) encerram na segunda-feira (18), o boleto pode ser pago até o dia 20. São ofertadas 22 vagas para contratação de servidores efetivos, para cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.371 mil a R$ 3,9 mil. As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 4 de fevereiro.

PROJETO QUALIFICA UNIVIRR/SETRABES
Na próxima sexta-feira, 15/12, a Governadora pretende anunciar a continuidade do projeto Qualifica Roraima na área de cursinho para concursos.
O projeto está sendo desenvolvido pela Univirr no prédio Maria Odete no Santa Tereza e as aulas estão sendo um sucesso, com turmas sempre lotadas.

POLÍCIA CIVIL DIVULGA COMISSÃO DO CONCURSO
A Polícia Civil publicou no último dia 12/12, no Diário Oficial do Estado, a comissão responsável pela condução do seu futuro concurso. Relembro a todos que a banca já foi selecionada (VUNESP), assim, a qualquer momento o edital poderá ser lançado. Iniciem seus estudos imediatamente e garanta sua aprovação neste concurso que promete ser um dos mais disputados de 2018. O Meta Cursos possui turma específica para Delegado e Agente/Escrivão de Polícia. Informações 3623-0410.

NOVOS PREPARATÓRIOS

Em razão do lançamento do edital da Setrabes, o Meta Cursos não irá paralisar suas atividades durante o recesso. Isso mesmo!! Nós formamos turmas matutinas, vespertinas e noturnas para este concurso e estamos a todo vapor preparando centenas de pessoas para os concursos da PM, IPER, etc.

Turma específica para os cargos de Agente Sócio-Orientador e Geriátrico (nível médio).

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

(FCC - 2004 - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Quanto aos direitos sociais garantidos pela Constituição Federal, é correto afirmar que
a) o trabalho noturno é remunerado com acréscimo de, no mínimo, um terço do valor normal.
b) a mulher está proibida do exercício de trabalho insalubre.
c) a idade mínima para o exercício de qualquer trabalho pelo menor é de catorze anos.
d) o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso gozam de igualdade de direitos.
e) o trabalho tem a duração normal não superior a quarenta horas semanais.
Resposta: D

Agente Penitenciário/2015/DF) Consoante a doutrina majoritária, considera-se exercício do poder hierárquico a atividade do Estado que condiciona a liberdade e a propriedade do indivíduo aos interesses coletivos.
Resposta: Errada

(2015/CESPE/TRE-GO/Técnico Judiciário - Área Administrativa) O poder hierárquico é aquele que confere à administração pública a capacidade de aplicar penalidades.
Resposta: Errada

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!