OPERAÇÃO DETRAN Cinco pessoas são presas acusadas de fraudar provas para tirar CNH
Data: 08/08/2012
Fonte: AAAA
Foto:
Imagens em poder da polícia mostram como um funcionário e um estagiário marcavam as respostas corretas da prova
OZIELI FERREIRA
Uma denúncia de que estava ocorrendo fraude no setor de prova de legislação no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) levou a diretoria da autarquia, com o apoio da Polícia Civil, ao abrir um processo de investigação. O resultado deste trabalho culminou com a prisão em flagrante de um funcionário e três candidatos, além da apreensão de um estagiário, que é menor de idade, na segunda-feira, 06.
As investigações continuam. Até agora há o envolvimento de pelo menos seis autoescolas, mas esse número pode aumentar ou diminuir. Os nomes não foram divulgados ontem para a imprensa durante o anúncio das investigações.
O diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, disse que funcionários de autoescolas procuravam servidores e ofereciam dinheiro, no valor de R$ 200,00 a R$ 300,00, por candidato, para que fosse facilitada a prova teórica. No momento da prova de legislação, o servidor ou até mesmo o estagiário se posicionavam atrás dos candidatos e marcava as respostas corretas para o candidato, que por sua vez era aprovado.
“O fiscal deveria apenas marcar o tempo do candidato e observar para que ninguém externo interferisse neste processo para não haver fraude”, disse Jorge Everton. Ele detalhou que o funcionário e o estagiário marcavam horário com pouco movimento para as pessoas que participavam do esquema.
O circuito interno de TV ajudou no processo de investigação. “Como podemos ver nas imagens, eles se postavam atrás do candidato e, no momento em que a pergunta aparecia, eles mesmo marcavam a resposta”, explicou o delegado ao comentar que, na segunda-feira, as pessoas que foram identificadas não eram alfabetizadas.
“Essa fraude é bastante danosa para o trânsito do nosso Estado, porque colocamos nas ruas pessoas analfabetas que não conseguem sequer ler os sinais identificadores de placas. A nossa preocupação com o trânsito é demonstrada nas diversas operações que fazemos. Então, não podemos permitir que funcionários do Detran fossem coniventes com essa prática criminosa”, disse diretor-presidente da autarquia.
Outro indício que contribuiu para a investigação, segundo Jorge Everton, foi um alerta do delegado Renê de Almeida, que disse que havia apreendido um motorista que não saiba ler, mas era habilitado. O Detran e a Polícia Civil querem saber agora se este esquema se resume apenas às aulas teóricas ou se também se estendia às aulas práticas e se outros servidores faziam parte destas facilitações.
PROCESSO – Com o flagrante feito na segunda-feira, o Detran vai abrir um processo administrativo contra os funcionários e as autoescolas envolvidas. A punição máxima para as autoescolas consiste no seu descredenciamento. As pessoas que tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dessa forma terão sua carteira cassada depois do devido processo legal.
O delegado de polícia judiciária da Capital, Renê de Almeida, disse que as pessoas presas foram conduzidas ao 1º Distrito Policial. Em relação ao estagiário, que é menor de idade, foi feito um Boletim de Ocorrência circunstanciado, mas ele vai responder pelas mesmas condutas praticadas pelos adultos. Dos três candidatos, um foi liberado inicialmente.
COMENTÁRIOS
Nome:
795-antonio edimilson Data: 09:46:00 - 08/08/2012
parabens !!!!!!!!!!isso ja vinha acontecendo ha anos.....isso pode ser um fatoe expressivo dos acidentes de transito...